Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fisiologia Humana ( FSI11971 )
Unidade:
Departamento de Ciências Fisiológicas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
OBJETIVOS - Identificar os mecanismos bioeletrogênicos das células nervosas, suas conexões e transmissão do impulso nervoso. - Relacionar os mecanismos fisiológicos da dor. - Relacionar as estruturas sensitivas, integradoras e motoras, envolvidas com a motricidade da medula, tronco encefálico, cerebelo, núcleos da base e córtex e suas alterações. - Descrever os fenômenos relacionados a geração e propagação da contração muscular considerando alterações reflexas fisiopatológicas, relacionar as estruturas sensitivas, integradoras e motoras. - Identificar as diferenças morfológicas, bioquímicas e funcionais do sistema nervoso autônomo e sua relação com o hipotálamo. - Relacionar os fenômenos biofísicos e biológicos associados a bioeletrogênese cardíaca, ciclo cardíaco, débito cardíaco e circulação nos vasos. - Identificar elementos biofísicos da circulação que determinam a resistência periférica, pressão arterial sistêmica e as alterações ocorridas no quadro hipertensivo, assim como alterações nos mecanismos reguladores da pressão arterial. - Identificar fatores mecânicos envolvidos na respiração; identificar fatores que modifiquem o padrão ventilatório. - Descrever os mecanismos de trocas respiratórias e sua regulação. - Identificar estruturas do néfron responsáveis pela filtração, reabsorção e secreção; descrever os mecanismos reguladores intrínsecos e extrínsecos - Identificar estruturas do néfron responsáveis pela formação da urina concentrada e diluída - Descrever o papel do rim no equilíbrio ácido-básico e na volemia. - Apontar principais secreções e seu papel na digestão, absorção e determinação da motilidade no sistema digestório. - Interpretar os mecanismos de feedback, os efeitos fisiológicos e principais alterações na hiper e hipo secreção dos hormônios produzidos pelas glândulas relacionadas com o eixo hipotalâmico- hipofisário; hormônios da neurohipófise (ADH/ocitocina). - Interpretar os mecanismos de feedback, os efeitos fisiológicos e principais alterações na hiper e hipo secreção dos hormônios produzidos pela adenohipófise e o hormônio do crescimento. - Interpretar os mecanismos de feedback, os efeitos fisiológicos e principais alterações na hiper e hipo secreção dos hormônios produzidos pela adenohipófise na tireoide, supra renal, testículos e ovários. - Interpretar os mecanismos de feedback, os efeitos fisiológicos e principais alterações na hiper e hipo secreção dos hormônios produzidos pela pâncreas e paritireóide - Interpretar textos, analisar casos problemas aplicados à clínica utilizando como base os conhecimentos neurofisiológicos; cardiovasculares, respiratórios, renais, digestórios e endócrinos (problematizar).

Ementa
EMENTA Manutenção da homeostase. Estudo da atividade de órgãos e sistemas. Regulação e adaptação do organismo ao meio ambiente.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA Tratado de Fisiologia Médica. Guyton and Hall. Ed. 11 ed 2007. Fisiologia: Margarida de Mello Aires. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 4 ed, 2012 Fisiologia. Berne, R.M. & Levy. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 6a Edição, 2009.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Fisiologia Humana de Houssay, Artmed Ed, 7 ed, 2004 Fisiologia Básica. Rui Curi e Joaquim Procópio. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. Fisiologia Médica. Willian Ganong. Mcgraw-Hill Brasil. 22 ed, 2006. Fisiologia. Constanzo, L.S. 3ª Ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2007. Fisiologia: Uma abordagem integrada. Silverthrn D. 5a Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Carregando...