Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fisioterapia em Atenção Básica ( DIS11792 )
Unidade:
Departamento de Educação Integrada em Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Desenvolver habilidades para estabelecer o perfil epidemiológico da região identificando fatores de risco e co-morbidades mais frequentes na saúde do adulto e idoso, saúde da mulher e saúde da criança e do adolescente; Realizar diagnóstico situacional e vivenciar sua importância na elaboração das estratégias de atuação; Desenvolver habilidades e competências para propor, discutir e implementar ações individuais e coletivas com base nos resultados encontrados; Conhecer, analisar e desenvolver a importância da atuação fisioterapêutica junto à comunidade; Compreender o papel da Fisioterapia na saúde da população de sua locorregião e no contexto nacional; Desenvolver a ética bem como contribuir para a humanização e cuidado no tratamento aos pacientes; Desenvolver competências e Habilidades para atuar em todos os níveis de assistência à saúde, enfatizando a importância da atuação na Atenção Básica.

Ementa
Importância de conhecer e reconhecer a realidade local para o direcionamento das ações de saúde. Controle social como mecanismo de participação social nas políticas públicas de saúde, meio ambiente e relações étnico-raciais. Valorização da Política Nacional de Humanização. O cuidado em saúde como uma prática que considera o usuário na sua totalidade, respeitando as diversidades biológicas, culturais e étnicas. Apresentação da Educação Permanente em Saúde como uma articulação entre as necessidades de aprendizagem e as necessidades do trabalho. 

Bibliografia

Bibliografia Complementar
• PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. [Orgs]. Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. 4ª ed. Rio de Janeiro: IMS / UERJ / CEPESC / ABRASCO, 2007. • PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. [Orgs]. Razões públicas para a integralidade em saúde: o cuidado como valor. Rio de Janeiro: IMS/ UERJ / CEPESC / ABRASCO, 2007. • PINHEIRO, R.; SILVA JUNIOR, A.G.; MATTOS, R. A. [Orgs]. Atenção Básica e integralidade: contribuições para estudos de práticas avaliativas em saúde. Rio de Janeiro: IMS/ UERJ / CEPESC / ABRASCO, 2008. • PINHEIRO, R. [Org]. Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas. Rio de Janeiro: IMS/ UERJ / CEPESC / ABRASCO, 2007. • CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE, 11.2000. Brasília, DF. XI Conferência Nacional de Saúde: O Brasil falando como quer ser tratado: efetivando o SUS: acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde com controle social: relatório final. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. • BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Carta dos direitos dos usuários da saúde. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007. • BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HUMANIZASUS: Caderno de Textos: Cartilhas da Política Nacional de Humanização. Ministério da Saúde, Brasília, 2010. [Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/humanizacao/pub_destaques.php] • BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. O HumanizaSUS na atenção básica. Ministério da Saúde, 2009. [Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humaniza_sus_atencao_basica.pdf] • BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA Nº 1.820, DE 13 DE AGOSTO DE 2009 - Dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde, 2009. [Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2009/01_set_carta.pdf]
Carregando...