Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Específico II-A da Ênfase II ( PSO12237 )
Unidade:
Departamento de Psicologia Social e Desenvolvimento
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
10
Nota Mínima para Aprovação:
Carga Horária:
115
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
O Estágio Específico oferecido pela ênfase “Investigação e Intervenção em Psicologia Social e do Desenvolvimento” será constituído por um amplo Projeto Psicossocial, que abrigará diferentes subprojetos interligados, de natureza contínua ou eventual. O estágio será coordenado por 02 professores, que organizarão, com os professores-supervisores, as possíveis articulações e interfaces entre os subprojetos. Assim, o Projeto Psicossocial atenderá uma demanda diversificada, compatível com os trabalhos que os docentes já vêm desenvolvendo, e dependerá da qualificação dos professores envolvidos em cada oferta de estágio. Este Projeto também poderá abrigar atividades próprias do Estágio Básico, fazendo-se, assim, uma articulação das atividades do curso. Com essa organização de Estágio Específico, os alunos matriculados em 2 subprojetos poderão ser beneficiados com o acompanhamento de outros subprojetos, assistindo e participando das discussões sistemáticas que cada grupo fará acerca das atividades desenvolvidas. Será possível, assim, atender demandas sociais da comunidade, enquanto se desenvolvem competências profissionais nos alunos.

Bibliografia
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução nº 010/05. Código de ética profissional do psicólogo. Disponível em: <http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf> NEIVA, K. M. C. Intervenção psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. São Paulo: Vetor, 2010. YAMAMOTO, O. H; COSTA, A. L. F. Escritos sobre a profissão de psicólogo no Brasil. Natal: EDUFRN, 2010. Disponível em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/ebooks2010/pt/Acervo_files/Escritos-prof-psicologo-no_Brasil.pdf

Bibliografia Complementar
BRASIL. Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011. Altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social (SUAS). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12435.htm> BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 e alterações subsequentes. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências (Lei Orgânica da Saúde).  Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm>   CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Relações Raciais: Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os. Brasília: CFP, 2017. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2017/09/relacoes_raciais_baixa.pdf   SAWAIA, B. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 3. ed. - Petrópolis: Vozes, 2001.   SHAFFER, D.R. Psicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. São Paulo: Thomson, 2005.
Carregando...