Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estudos Contemporâneos em Processos Psicossociais e do Desenvolvimento ( PSO11839 )
Unidade:
Departamento de Psicologia Social e Desenvolvimento
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos: - Abordar processos psicossociais e processos de desenvolvimento a partir de revisões da Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento;- Analisar a relação entre contexto sociocultural e a emergência de temas de pesquisa e intervenção em Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento; - Apresentar e discutir atuação de pesquisadores e profissionais de psicologia na pesquisa e intervenção em Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento.  Habilidades:  1. Identificar problemas, métodos e teorias em pesquisas e intervenções em processos psicossociais e do desenvolvimento; 2. Analisar a relação entre contexto sócio-cultural e a emergência de temas de pesquisa e intervenção em Psicologia Social e do Desenvolvimento;3. Identificar demandas de atuação em pesquisa e intervenção em Psicologia Social e do Desenvolvimento.  Competências:  1. Elaborar, implantar, acompanhar e avaliar projetos de intervenção sobre processos psicossociais e do desenvolvimento em diferentes contextos; 2. Elaborar e desenvolver projetos de pesquisa sobre processos psicossociais e do desenvolvimento em diferentes contextos; divulgar os resultados em eventos e veículos científicos.  Eixos Estruturantes: 1. Procedimentos para investigação científica e a prática profissional;  2. Práticas profissionais. 

Ementa
1.Análise crítica da literatura contemporânea local, nacional e internacional depesquisas e intervenções em processos psicossociais e do desenvolvimento. 2.Pesquisas eintervenções em andamento no Espírito Santo e no Brasil em processos psicossociais e dodesenvolvimento.

Bibliografia
ABRAMO, Helena Wendel; BRANCO, Pedro Paulo M. (Org.).Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional.São Paulo: Instituto Cidadania, Fundação Perseu Abramo, 2005.  DESSEN, Maria Auxiliadora da Silva Campos; COSTA JUNIOR, Áderson Luiz (Org.). A Ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Bibliografia Complementar
CARVALHO, Maria do Carmo Brant de; SZYMANSKI, Heloisa (Org.).A família contemporânea em debate.7. ed. São Paulo: EDUC: Cortez, 2006.  SCHWARTZMAN, Simon. Pobreza, exclusão social e modernidade: uma introdução ao mundo contemporâneo. São Paulo: Augurium, 2004.  ENUMO, Sônia Regina Fiorim; GARCIA, Agnaldo; QUEIROZ, Sávio Silveira de.Desenvolvimento humano e aprendizagem: algumas análises e pesquisas.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.  SCHWARTZMAN, Simon. Pobreza, exclusão social e modernidade: uma introdução ao mundo contemporâneo. São Paulo: Augurium, 2004.
Carregando...