Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estudos Esp. em Psicologia e Práticas Educacionais e de Saúde ( PSI11837 )
Unidade:
Departamento de Psicologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos Objetivo geral: Trabalhar de forma transversal os processos de educação e de saúde diante dos desafios da atuação profissional.  Objetivos específicos: Instrumentalizar: 1- Conceitualmente a atuação profissional em contextos interdisciplinares de saúde e educação; 2- Análise situada de processos de gestão e modos de organização das práticas em educação e em saúde; Contextualizar a importância no contemporâneo dos movimentos sociais como modo de controle social. Habilidades: 1. Elaborar relatos científicos, pareceres, relatórios técnicos e outras comunicações profissionais. 2. Apresentar relatos e relatórios em público. 3. Levantar informação bibliográfica em fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos. 4. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia. 5. Utilizar diferentes métodos de investigação científica adequados aos objetos de estudo e aos contextos específicos. 6. Planejar e realizar várias formas de intervenção com diferentes finalidades em diferentes contextos. 7. Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos sociais e processos psicológicos.  Eixos Estruturantes: 1. Procedimentos para investigação científica e a prática profissional; 2. Práticas profissionais.

Ementa
EMENTA: Transdisciplinaridade e intervenção em Psicologia. Processos de gestão e intervenção em saúde e educação. Educação em saúde. Os modos de organização do trabalho nas instituições educacionais e de saúde. As relações entre as instituições educacionais e de saúde e os movimentos sociais.

Bibliografia
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico . Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000. CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. GENTILI, P. (Org.). Pedagogia da exclusão . Petrópolis: Vozes, 2001. TRINDADE, Z. A.; ANDRADE, A. N. (Org.). Psicologia e saúde : um campo em construção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003

Bibliografia Complementar
ARIÉS, P. Sexualidades ocidentais. São Paulo: Brasiliense, 1986. BARROS, M. E. B. (Org.) Psicologia: questões contemporâneas. Vitória: EDUFES, 1999. DAGNINO, E. (Org.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1988. FOUCAULT, M. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. MACHADO, A. M. & SOUZA, M. P. R. (Org.). Psicologia Escolar : em busca de novos rumos. SP: Casa do Psicólogo, 2008.
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