Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pscologia do Desenvolvimento III: Alterações no Desenvolvimento Humano ( PSO11412 )
Unidade:
Departamento de Psicologia Social e Desenvolvimento
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos:  Identificar e descrever concepções e modelos de atendimento nas áreas da deficiência e altas habilidades;  Identificar, descrever e analisar as condições que afetam o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, da linguagem e social, e o desempenho escolar, considerando o contexto, características e necessidades dessa população; Identificar, descrever e analisar intervenções psicológicas em saúde, educação e trabalho que visam à inclusão de pessoas com deficiências e com altas habilidades;  Realizar entrevistas com diferentes finalidades, nos contextos escolar, familiar, profissional e social;  Descrever e analisar as relações entre contextos e processos psicológicos;  Analisar as interações sociais dessa população nos diferentes contextos sociais;  Observar e registrar comportamentos em diferentes ambientes e situações;  Descrever a atuação do psicólogo, nas áreas de diagnóstico e intervenção, com essa população Habilidades: 1. Identificar e descrever concepções e modelos de atendimento nas áreas da deficiência e altas habilidades; 2. Identificar, descrever e analisar as condições que afetam o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, da linguagem e social, e o desempenho escolar, considerando o contexto, características e necessidades dessa população; 3.  Identificar, descrever e analisar intervenções psicológicas em saúde, educação e trabalho que visam à inclusão de pessoas com deficiências e com altas habilidades; 4. Realizar entrevistas com diferentes finalidades, nos contextos escolar, familiar, profissional e social; 5. Descrever e analisar as relações entre contextos e processos psicológicos; 6. Analisar as interações sociais dessa população nos diferentes contextos sociais; 7. Observar e registrar comportamentos em diferentes ambientes e situações; 8.  Descrever a atuação do psicólogo, nas áreas de diagnóstico e intervenção, com essa população. Competências: 1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo. 2. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público. Eixos estruturantes: 1. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional. 2. Fenômenos e processos psicológicos. 3. Interfaces com campos afins de conhecimento.

Ementa
1. O processo de construção social da deficiência. 2. O paradigma da inclusão: concepções, princípios, diretrizes e experiências. 3. Processos de desenvolvimento e suas alterações. 4. Propostas de avaliação e intervenção na área.

Bibliografia
GOFFMAN, E. (2008). Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar.  OMOTE, S. (2004). Estigma no tempo da inclusão. Revista Brasileira de Educação Especial [on-line], 10 (3), pp. 287- 308. Disponível em: www.scielo.br  REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Marília: ABPEE/FFC – Unesp Publicações. Quadrimestral. Disponível em: www.scielo.br

Bibliografia Complementar
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM-V: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (5ª. edição). Porto Alegre: Artes Médicas, 2014.  CARVALHO, E.N.S., & MACIEL, D.M.M.A. (2003). Nova concepção de deficiência mental segundo a American Association on Mental Retardation - AAMR: sistema 2002. Temas em Psicologia, 11 (2), pp. 147-156. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2003000200008&lng=pt&nrm=iso> FARIAS, N. & BUCHALLA, C. M. (2005). A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde da organização mundial da saúde: conceitos, usos e perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologia, 8 (2), pp. 187- 193. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2005000200011&lng=en&nrm=iso  MENDES, E. G., ALMEIDA, M. A. & WILLIAMS, L. C. A. (Org.). Temas em Educação Especial: avanços recentes. São Carlos: Ed. UFSCar. POLETTO, M., & KOLLER, S.H. (2006). Resiliência: uma perspectiva conceitual e histórica. In: Dell’Aglio, D.D., Koller, S.H, &Yunes, M.A.M. (Org.). Resiliência e Psicologia Positiva: interfaces do risco à proteção (pp. 19-44). Casa do Psicólogo: São Paulo.  STAINBACK, S., & STAINBACK, W. (Org.) (1999). Inclusão: Um guia para educadores (M. F. Lopes, Trad.).Porto Alegre: ArtMed.  WINNER, E. Crianças superdotadas: mitos e realidades. (1998). Porto Alegre: Artes Médicas
Carregando...