Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Básico I ( PSI11186 )
Unidade:
Departamento de Psicologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
1

Objetivos
Objetivo Geral: Desenvolver análise crítica da educação brasileira, problematizando as demandas e os desafios da interface psicologia e educação.  Objetivos Específicos: Propiciar encontro entre teoria e prática, a partir do contexto escolar. Realizar, de modo crítico e propositivo, leitura institucional. Possibilitar a criação de estratégias analíticas e interventivas adequadas à realidade institucional. Habilidades: 1. Identificar, descrever e analisar as condições que afetam o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, da linguagem e social, e o desempenho escolar, considerando o contexto educacional; 2. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos. 3. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia. 4. Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos. 5. Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos. 6. Identificar elementos que permitam nortear por princípios éticos seu exercício profissional.  Competências: 1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica demandas, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo. 2. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. 3. Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara. 4. Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação. 5. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público. 6. Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.  Eixos estruturantes: 1. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional. 2. Fenômenos e processos psicológicos. 3. Interfaces com campos afins de conhecimento. 4. Práticas profissionais

Ementa
Ementa: 1. Experiências em diferentes instituições e espaços educacionais; 2. Análise do cotidiano institucional; 3. Desafios à atuação do psicólogo no contexto escolar.

Bibliografia
Bibliografia Básica : CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano, v. 1. Petrópolis: Vozes, 2007. LINHARES, C. (Org.). Os professores e a reinvenção da escola . São Paulo: Cortez, 2001. OLIVEIRA, D. Educação básica : gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis: Vozes, 2000.

Bibliografia Complementar
BARBIER, R. Pesquisa-ação na instituição educativa . Rio de Janeiro: J. Zahar, 1985. RODRIGUES, H. B. C.; LEITÃO, M. B. S.; BARROS, R. D. B. (Orgs). Grupos e Instituições em análise. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992. ENGUITA, M. A face oculta da escola . Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamin . 2. ed. rev. São Paulo: Perspectiva, 1999 KOHAN, W. O. Infância. Entre educação e filosofia . Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
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