Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Processos Básicos III: Pensamento e Linguagem ( PSO10713 )
Unidade:
Departamento de Psicologia Social e Desenvolvimento
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos:  Fornecer subsídios teóricos e metodológicos que possibilitem a compreensão e avaliação do pensamento e da linguagem como processos psicológicos básicos, subsidiando a pesquisa e a prática psicológicas; Identificar e avaliar o pensamento e linguagem, levando em consideração os diferentes contextos nos quais eles emergem;  Estabelecer relações entre pensamento e linguagem, bem como entre estes e inteligência, criatividade e resolução de problemas;  Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa/investigação do pensamento e da linguagem;  Estabelecer relações entre os processos psicológicos básicos estudados e a pesquisa e prática em psicologia.  Habilidades:   Interpretar pesquisas relacionadas aos processos de pensamento e linguagem;  Planejar e realizar observações, entrevistas, questionários, escalas e testes com o propósito de coleta de dados para investigação dos processos de pensamento e linguagem;  Analisar e interpretar os dados coletados através das observações, entrevistas, questionários, escalas e testes; Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia; Competências:   Identificar e avaliar os processos psicológicos básicos, levando em consideração os diferentes contextos nos quais eles emergem; Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa/investigação dos processos psicológicos básicos; Estabelecer relações entre os processos psicológicos básicos e atuação profissional; Eixos estruturantes:  Fundamentos teórico-metodológicos;  Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional;  Fenômenos e processos psicológicos;  

Ementa
Relação entre  pensamento e linguagem. Propriedades gerais da linguagem; semântica e sintáxe. Resolução de problemas e criatividade. Abordagens cognitivas e fatoriais da inteligência.

Bibliografia
GAZZANIGA, M. S. & HEATHERTON, T. F. (2005). Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed. STERNBERG, R. J. & GRIGORENKO (2003). Inteligência plena. Porto Alegre: Artes Médicas.  VIGOTSKI, L. S. (2005). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em russo em 1934).

Bibliografia Complementar
BODEN, M. A. (1999). Dimensões da criatividade. Porto Alegre: Artmed.  BOOTH, W. C., COLOMB, G. G. & WILLIAMS, J. M. (2005). A arte da pesquisa. (5. ed.) São Paulo: Martins Fontes.  GARDNER, H. (1994). Estruturas da mente: A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas.  LUBART, T. I. (2007). Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas.  PINKER, S. (2008). Do que é feito o pensamento. São Paulo: Companhia das Letras.
Carregando...