Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Processos Básicos II: Aprendizagem ( PSO10488 )
Unidade:
Departamento de Psicologia Social e Desenvolvimento
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos:  Utilizar o método experimental;  Utilizar recursos de informática para a apresentação e análise de dados de observação e descrição do comportamento;  Identificar e avaliar os processos psicológicos básicos, levando em consideração os diferentes contextos nos quais eles emergem. Habilidades: 1. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos. 2. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia 3. Aplicar técnicas de observação e descrição do comportamento. 4. Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais. 5. Utilizar o método experimental. 6.  Utilizar recursos de informática para a apresentação e análise de dados de observação e descrição do comportamento Competências: 1. Identificar e avaliar os processos psicológicos básicos, levando em consideração os diferentes contextos nos quais eles emergem; 2. Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa/investigação dos processos psicológicos básicos; 3. Estabelecer relações entre os processos psicológicos básicos e atuação profissional. 4. Apresentar trabalhos e discutir idéias em público. Eixos estruturantes: 1. Fundamentos teórico-metodológicos. 2. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional. 3. Fenômenos e processos psicológicos.

Ementa
1. Teorias e princípios básicos de aprendizagem. 2. Princípios básicos e procedimentos da análise do comportamento. 3. Aprendizagem verbal e controle instrucional.

Bibliografia
ABREU, C. N. & GUILHARDI, H. J. (Org.). (2004). Terapia Comportamental e Cognitivo-comportamental: práticas clínicas. São Paulo: Roca. COSTA, C. E., LUZIA, J. C. SANT’ANNA, H. H. N. (Org.). (2003). Primeiros Passos em Análise do Comportamento e Cognição . Santo André, SP: ESETec. SKINNER, B. F. (1978). Ciência e Comportamento Humano (J. C. Todorovi& R. Azzi, Trads.). 4ª. Edição. São Paulo, Martins Fontes. (Trabalho originalmente publicado em 1953).

Bibliografia Complementar
BAUM, W. M. (1999). Compreender o Behaviorismo: ciência, comportamento e cultura (M. T. A. Silva, M. A. Matos, G. Y. Tomanari & E. Z. Tourinho, Trads.). Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho originalmente publicado em 1994). CATANIA, A. C. (1999). Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição (D. das G. de Souza, Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas. KOHLENBERG, J. R. & TSAI, M. (2001). Psicoterapia Analítica Funcional: criando relações terapêuticas intensas e curativas. Santo André: ESETec. (trabalho originalmente publicado em 1991).  SÉRIO, A. P., ANDERY, M. A., GIÓIA, P. S. E MICHELETTO, N. (2002). Controle de estímulos e comportamento operante: uma nova introdução. São Paulo: Editora Educ.
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