Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História da Psicologia no Brasil ( PSI10485 )
Unidade:
Departamento de Psicologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivo Geral: Conhecer a gênese da Psicologia brasileira como ciência e como profissão. Objetivo Específico: - Analisar a relação entre sociedade, momento histórico e produção de conhecimento em Psicologia; - Conhecer as correntes teóricas mais representativas dos primórdios da Psicologia brasileira nos séculos XVI a XVIII; - Discutir a consolidação da Psicologia como ciência e suas aplicações no Brasil; - Conhecer a Lei 4119/62 que regulamenta a profissão de Psicólogo no Brasil; - Apresentar um painel geral da Psicologia como ciência e profissão no Brasil atu

Ementa
Ementa: 1. A entrada e o desenvolvimento da Psicologia na América Latina. 2. A Psicologia no Brasil colonial até a década de 30: a psicologia aplicada e o desenvolvimento teórico. 3. A regulamentação da profissão pela lei N. 4119/62. 4. A Psicologia no modelo de profissão liberal. 5. A demanda empresarial privada e/ou estatal vinculada a interesses de grupos específicos. 6. A Psicologia como ciência e profissão na atualidade.

Bibliografia
COSTA, J. F. Ordem médica e norma familiar. 4a. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1983.  JACO-VILELA, A. M. et al. História da Psicologia: rumos e percursos. 2. Ed. Rio de Janeiro: Nau editora, 2007.  NOVAIS, F. A. (Org.). História da vida privada no Brasil, v 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Bibliografia Complementar
ANTUNES, M. A. M. História da Psicologia no Brasil: primeiros ensaios. Rio de Janeiro: UERJ, 2004.  CEREZZO, A. C.; JACÓ-VILELA, A. M.; RODRIGUES, H. B. C. Clio-Psyché hoje: fazeres e dizeres psi na história do Brasil. Rio de Janeiro: RelumeDumará: FAPERJ, 2001.  MASSIMI, M.; GUEDES, M. do C. História da Psicologia no Brasil: novos estudos. São Paulo: Cortez, 2004.
Carregando...