Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA ( FTA04955 )
Unidade:
Depto de Fundamentos Técnico-Artisticos - CAR (atual CATAM)
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Construir um panorama histórico-sócio-cultural abrangente das manifestações artísticas européias, norte-americanas e latinas a partir da década de 1950 até hoje: . Caracterizando, dimensionando historicamente e conceituando o fenômeno chamado de Pós-modernismo em relação aos postulados artísticos das vanguardas modernistas; . Identificando e analisando os principais temas, conceitos, movimentos, postulados e linguagens artísticas deste período, segundo seus respectivos contextos culturais e referências históricas.

Ementa
Contextualização histórica nacional e internacional e análise conceitual das artes, a partir da década de 1970 até à tend.ncias atuais.

Bibliografia
ARCHER, Michael. Arte contemporânea. São Paulo, Martins Fontes, 2001. ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. BASBAUM, Ricardo. Arte contemporânea brasileira. Rio de Janeiro, Contra Capa, 2001. BATCHELOR, David. Minimalismo. São Paulo, Cosac & Naify, 1999. CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005. CANTON, Kátia. Novíssima arte brasileira. São Paulo, Iluminuras, 2001. COSTA, Cacilda Texeira da. Arte no Brasil 1950-2000. Rio de Janeiro, Alameda, 2004. DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI. São Paulo, UNESP, 1997. FERREIRA, Glória & COTRIM, Cecília. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1997. FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo, Iluminuras, 1999. FUSCO, Renato de. História da arte contemporânea. Lisboa, Presença, 1988. GLUSBERG, Carlos. A arte da performance. São Paulo, Perspectiva, 1987. GOODING, Mel. Arte abstrata. São Paulo, Cosac & Naify, 2002. HEARTNEY, Eleanor. Pós-modernismo. São Paulo, Cosac & Naify, 2001. JEUDY, Henri Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo, Estação Liberdade, 2002. KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. São Paulo, Martins Fontes, 2001. MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário. São Paulo, EDUSP, 2001. McCARTHY, David. Arte Pop. São Paulo, Cosac & Naify, 2001. PARENTE, André. Imagem máquina. São Paulo, Editora 34, 1996. STANGOS, Nikos. Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1994. TASSINARI, Alberto. Espaço moderno. São Paulo, Cosac & Naify, 2001. WOOD, Paul. Arte conceitual. São Paulo, Cosac & Naify, 2002. ... (et alii). Modernismo em disputa – arte desde os anos quarenta. São Paulo, Cosac & Naify, 1998.

Bibliografia Complementar
Carregando...