Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ( CSO04725 )
Unidade:
Departamento de Ciências Sociais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender as diversas teorias do Estado e da Sociedade. Discutir as grandes correntes do pensamento político à luz das suas origens, bases de sustentação, organização do Estado, formas de tomada de decisão e dos conflitos nas relações entre Estado e Sociedade. Analisar a experiência recente do papel do Estado. Identificar os principais problemas de gerenciamento do Estado e as tendências futuras;

Ementa
O escopo das políticas públicas. Os modelos regulatório, distributivo e redistributivo. Agenda pública: as políticas, sua gênese e implementação. Um quadro analítico para avaliação das políticas públicas.

Bibliografia
BONAFONT, L. C. Redes de Políticas públicas. CIS Centro de Investigaciones Sociológicas. Madrid: Siglo XXI de España Editores, S/A. 2004; CREMONESE, D. Democracia participativa e controle social. Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Canoas-RS: Editora da Ulbra, 2010. v. 500. Coleção Educação a Distância. 2010; GIDDENS, A. O Estado-Nação e a Violência. Tradução de Beatriz Guimarães. São Paulo: EDUSP. 2001; GRYNSZPAN, M. A Teoria das Elites e sua Genealogia Consagrada. In: BIB – Boletim Bibliográfico de Ciências Sociais, nº. 41, 1996;

Bibliografia Complementar
HALL, P. A.; TAYLOR, R.C.R. As três versões do neo-institucionalismo. Lua Nova, n. 58, 2008; POULANTZAS, N. O Estado, o poder e o socialismo. Rio de Janeiro: Graal. Segunda Parte, 1980; SCHERER-WARREN, I. Redes emancipatórias: nas lutas contra a exclusão e por direitos humanos. Curitiba: Appris. 2012; SELL, C. E. & SILVA, L. L. Estado. In: SELL, Carlos E. Introdução à sociologia Política: política e sociedade na modernidade tardia. Petrópolis, RJ: Vozes. 2006; TILLY, C. C. Capital e Estados Europeus. São Paulo: EDUSP. 1996;
Carregando...