Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado em História III ( EPS11151 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos

Ementa
Ampliação das experiências de registros e docência no ensino da História, realizadas no Estágio Supervisionado 2: Ensino de História (considerando-se 45 horas de aulas teóricas e 60 horas de prática). Problematização, planejamento, execução e socialização de ações realizadas em diferentes tempos e espaços escolares da Educação Básica. Análise crítica das situações vivenciadas e desenvolvimento de postura investigadora e reflexiva diante dos fatos educativos da realidade do ensino da História escolar no Brasil, considerando especificidades atuais do processo formativo como a educação de pessoas com necessidades educativas especiais, a educação no campo, a educação de jovens e adultos, a educação profissionalizante, e a educação indígena, dentre outras. Exercício de reflexão escrita sistemática sobre o ensino de História e sua relação com uma Educação para a Paz, visando a elaboração de um referencial teórico próprio para o ensino de História. 

Bibliografia
BONETE, Wilian Junior; STREMEL, Marion Regina. Reflexões sobre o ensino de história e suas contribuições na educação de jovens e adultos. In: Anais do VIII Encontro de Pesquisas em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010. Universidade Estadual de Londrina, 2010. Disponível em: <www.webartigos.com/artigos/reflexoes-sobre-o-ensino-de-historia-e-suas-contribuicoes-na-educacao-de-jovens-e-adultos/56883/print/>. Acesso em: 5 ag. 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série: História. Secretaria de Educação Fundamental, 2002. p. 107- 123. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/segundosegmento/vol2_historia.pdf>. Acesso em: 6 ag. 2013. CALDART, Roseli Salet. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro/São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Expressão Popular, 2012. p. 257-265. ______. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun. 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n1/03.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2015. CHAGAS, Mário. Memória política e política da memória. In. ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. (Org.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. 2.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. P.136-167. DUTRA, Claudia Pereira; SANTOS, Martinha Clarete Dutra. Os rumos da educação especial no Brasil frente ao paradigma da educação inclusiva. Inclusão - Revista de Educação Especial. vol. 5, n. 2, jul. dez. 2010. p. 19-24. FARIA FILHO, Luciano, et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 139-159, jan./abr. 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a08v30n1.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2015. FERREIRA, Maria Elisa; GUIMARÃES, Marly. Inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. In: Educação inclusiva Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 107-120. HAYDT, Regina Célia C. O planejamento da ação didática. In: HAYDT, Regina Célia C. Curso de Didática Geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006. PEREIRA, Junia Sales. História, rastro e esquecimento na educação atravessada pelos museus. In.: FONSECA, Selva Guimarães; GATTI JUNIOR, Décio (Org.). Perspectivas do ensino de história:ensino, cidadania e consciência histórica. Uberlândia: Edufu, 2011. P.263-274. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 145-160. RAMOS, Francisco Regis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó: Argos, 2004. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14 a edição Papirus, 2002. Texto extraído sob licença da autora e da editora do livro. Disponível em: <http://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/wp-content/uploads/2014/10/veiga-ilma-passos-ppp-uma-construcao-coletiva.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2015.

Bibliografia Complementar
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