AZEVEDO, Crislane Barbosa. A formação do professor-pesquisador de História. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 2, nov. 2012. Disponível em: < http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/204/192>. Acesso em: 12 mar. 2015.
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Org.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994 (Obras escolhidas; v. 1).
BITTENCOURT, Circe M. F. (org.). O saber histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2008 (Repensando o Ensino).
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
______. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de história. In: ______. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11-27.
______. Pátria, Civilização e Trabalho: o ensino de história nas escolas paulistas (1971-1939). São Paulo: Edições Loyola, 1990.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História.Brasília: MEC, 1998.
CAIMI, Flávia Eloisa. Os paradigmas da História. In: CAIMI, Flávia Eloisa; MACHADO, Ironita A. P.; DIHEL, Astor Antônio (Org.). O livro didático e o currículo de história em transição. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 1999. p. 48-74.
CERRI, Luis Fernando (Org.). O ensino de história e a ditadura militar. 2. ed. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2007.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria da Educação. Guia de implementação / Secretaria da Educação.Vitória: SEDU, 2009. (Currículo Básico Escola Estadual).
_______. Currículo Básico Escola Estadual. Ensino fundamental: anos finais: área de Ciências Humanas. Secretaria da Educação. Vitória: SEDU, 2009.
_______. Currículo Básico Escola Estadual. Ensino médio: área de Ciências Humanas. Secretaria da Educação. Vitória: SEDU, 2009.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História ensinada. Campinas: Papirus, 1993.
______. Didática e prática de ensino de história.São Paulo: Papirus, 2003.
______. A formação do professor de história no Brasil: novas diretrizes, velhos problemas. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 24., 2001, Caxambu. Anais
eletrônicos...Disponível em: < www.anped.org.br> Acesso em: 30 jul. 2014.
______. Ser professor no Brasil: história oral de vida. Campinas/SP: Papirus, 1997.
FONSECA, Thais Nivia de Lima. História & ensino de história. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de história. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 19, n. 38, p. 125-138, 1999. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881999000200006>. Acesso em: 13 set. 2014.
LEITE, Miriam Moreira. O ensino da história no primário e no ginásio. São Paulo: Cultrix, 1969.
MONTEIRO, Ana Maria F.C. Entre o estranho e o familiar: o uso de analogias no ensino de História. Caderno Cedes, Campinas, SP: vol. 25, n. 67, p. 333-347, set./dez. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbh/v30n60/a07v3060.pdf>. Acesso em 12 mar. 2015.
NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetórias e perspectivas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 143-162, set. 1992/ ago. 1993. Disponível em: <www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=30596>. Acesso em: 12 mar. 2015.
ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. A escrita como condição para o ensino e a aprendizagem de história. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 30, nº 60, p. 121-142 - 2010.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do ensino de história no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 37, p. 73-91, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/24245>. Acesso em: 9 jan. 2014.
SIMAN, Lana Mara de Castro; FONSECA, Thaís Nívia de Lima e (Org.) Inaugurando a História e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de história.Belo Horizonte: Autêntica, 2001.