ABUD, Kátia. Formação da Alma e do Caráter Nacional: ensino de história na Era Vargas. Revista Brasileira de História, v. 18, nº 36, 1998.
BITTENCOURT, Circe Mª. F. Livro didático e saber escolar(1810 – 1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
______. Produção didática de História: trajetórias de pesquisa. Revista de História USP, nº 164, p. 487-516, jan./jun. 2011.
CAIMI, Flávia Eloisa. Conversas e controvérsias: o ensino de história no Brasil (1980-1998). Passo Fundo: UPF, 2001.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo.Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & Ensino de História. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e; VEIGA, Cynthia Greive. História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
FREITAS, Itamar. A pedagogia histórica de Jonathas Serrano: uma teoria do ensino de história para a escola secundária brasileira(1913-1935). São Cristóvão: Editora UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2008.
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. A produção de saberes históricos escolares: o lugar das memórias. In: FERREIRA, Antônio Celso; BEZERRA, Holien Gonçalves; LUCA, Tânia Regina de (orgs.). O historiador e seu tempo.São Paulo: Editora UNESP: ANPUH, 2008.
GASPARELLO, Arlette Medeiros. Construtores de identidades: a pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira. São Paulo: Iglu Editora, 2004.
GUSMÃO, Emery Marques. Memórias de quem ensina História:cultura e identidade docente. São Paulo: Unesp, 2004.
GUIMARÃES, Manoel L. S. Nação e Civilização nos Trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. In: Estudos Históricos, v. 1, nº 1, 1988.
MATTOS, Ilmar Rohloff (org.) Histórias do ensino de História no Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1998.
MELO, Ciro Flavio de C. B. de. Senhores da História e do esquecimento: a construção do Brasil em dois manuais didáticos de História na segunda metade do século XIX. Belo Horizonte: Argumentum, 2008.
NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetórias e perspectivas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 143-162, set. 1992/ ago. 1993.
OLIVEIRA, Marcus Aurélio T.; RANZI, Serlei Mª Fischer (orgs.). História das disciplinas escolares no Brasil:contribuições para o debate. Bragança Paulista: Ed. USF, 2003.
OLIVEIRA, Margarida Mª. D.; STAMATTO, Mª Inês S. O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: Ed. UFRN, 2007.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi. A história ensinada sob o império da memória: questões da História da disciplina. In: História (São Paulo). Franca: UNESP, v. 23, n. 1/2, p. 13-32, 2004.