Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO FÍSICA, ADAPTAÇÃO E INCLUSÃO ( GIN06345 )
Unidade:
Departamento de Ginástica
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
A questão da Educação Física para alunos com necessidades especiais. Conhecimento das deficiências, características e possibilidades de intervenção. Estudo dos métodos e técnicas aplicadas e de situações que exigem adaptações. Problematização das situações de inclusão/exclusão nas aulas de Educação Física.

Bibliografia
CHICON, José Francisco; SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva de. Educação física, adaptação e inclusão. Vitória, ES: Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e à Distância, 2012. CHICON, José Francisco; RODRIGUES, Graciele Massoli (Org.). Educação física e os desafios da inclusão. Vitória, ES: EDUFES, 2010. RODRIGUES, David (Org.). Atividade motora adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006.

Bibliografia Complementar
AINSCOW, Mel; PORTER, Gordon; WANG, Margaret. Caminhos para as escolas inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1997. p. 12-31 (Desenvolvimento Curricular na Educação Básica; 6). CHICON, José Francisco; RODRIGUES, Graciele Massoli (Org.). Ação profissional e inclusão: implicações nas práticas pedagógicas em educação física. Vitória, ES: EDUFES, 2017. JESUS, Denise Meyrelles de; SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva de (Org.). Políticas, práticas pedagógicas e formação: dispositivos para a escolarização de alunos (as) com deficiência. Vitória, ES: Edufes, 2010. RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. RODRIGUES, David. Educação e diferença: valores e práticas para uma educação inclusiva. Lisboa: Porto, 2001.
Carregando...