Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação Física em Comunidades ( GIN09238 )
Unidade:
Departamento de Ginástica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Conhecer, discutir e avaliar diferentes formas de intervenção comunitária a partir de programas sociais de Educação Física e lazer. - Reconhecer aspectos do profissional de Educação Física e lazer para esse setor do mercado profissional. - Discutir os principais objetivos que permeiam os programas de lazer comunitários no setor público e terceiro setor. - Reconhecer e classificar os conteúdos propostos e trabalhados nas diversas Organizações comunitárias analisadas. - Identificar as relações estabelecidas entre conteúdo da Educação Física aplicados e objetivos buscados.

Ementa
Estudo da Educação Física e lazer aplicados às Organizações Sociais e Comunitárias não escolares em via de desenvolvimento no cenário nacional e na cidade de Vitória ES, relacionando-as à promoção humana a partir da interface com o trabalho, lazer e tempo livre.

Bibliografia
AMARAL, S.C.F.;  PEREIRA, A.P.C. REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE Educação Física, lazer e esporte. RBCE, Campinas, v.31, n. 1. P.41-56. Setembro, 2009. BRASÍLIA. MINISTÉRIO DOS ESPORTES. Jogar, brincar, viver. Lazer e intersetorialidade com o PELC. Brasília, SNDEL. Vol.1 n.1 nov.2008. CORREIA, M.M. projetos sociais em Educação Física, esportes e lazer: reflexões preliminares para uma gestão social. RBCE, campinas, v.29, n.3, p.91 -105. Maio , 2008. HERKENHOFF, B. L., O Papel do Líder Comunitário. Vitória: SPDC: UFES, 1995. 173p.; ISAYAMA, H. LINHALES, M.A.(orgs.) Sobre lazer e políticas: maneiras de ver, maneias de fazer. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006. MARCELLINO, N.C. Capacitação de animadores sócio-culturais Campinas, FEF DEL, UNICAMP, 1994. MARCELLINO, N.C. (org.) Formação e Desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte. Campinas: Papirus, 2003. p. 101 a 120. MARCELLINO, N.C.; SAMPAIO, T.M.V.; CAPI, A.H.C.;SILVA, D.A.M. Políticas Públicas de lazer, formação e desenvolvimento de quadros. Curitiba: Opus, 2004. MASCARENHAS, F. Lazer como prática da liberdade. 2.ed.Goiania: Ed. UFG, 2004. MELO, V. A. A animação cultural: conceitos e propostas. Campinas: Papirus, 2006. ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­PINTO, L.M.S. (ORG.) Como fazer projetos de lazer: elaboração, execução e avaliação. Campinas: Papirus, 2007. ROCHE, C. Avaliação de impacto dos trabalhos das ONGS:aprendendo a valorizar as mudanças. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. SILVA, R. B.  Educação Comunitária: Além do Estado e do Mercado? In: Anais XIV Encontro Nacional de Pesquisa Educacional do Nordeste. Salvador, 1999 SOUZA, F.F. Estrutura política excludente, práticas culturais normalizadoras, políticas de alivio à pobreza. In Lazer e Sociedade. Marcellino (org.) Campinas: Alínea, 2008. p.121 – 137. TENÓRIO, F. G. (Org.). Administração de Projetos Comunitários: abordagem prática. SP: CEDAC: Loyola, 1995. 87 p.; ____________________. Avaliação de Projetos Comunitários: abordagem prática. SP: CEDAC: Loyola, 1995. 87 p.; ____________________. Elaboração de Projetos Comunitários: abordagem prática. SP: CEDAC: Loyola, 1995. 86 p..

Bibliografia Complementar
BRENNER, Ana Karina; DAYREL, Juarez; CARRANO, Paulo. Culturas do lazer e do tempo livre dos jovens brasileiros. In: ABRAMO, H.; BRANCO, P.P.M. Retratos da juventude brasileira. São Paulo: Fundação Perseu Abramo/Instituto Cidadania, 2005. DUMAZEDIER, J. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980.
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