Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Capoeira ( DES07492 )
Unidade:
Departamento de Desportos
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Desenvolver em conjunto com os alunos uma práxis de capoeira sob o enfoque da cultura, da filosofia, história e política, enquanto campo de conhecimento elaborado e reelaborado a partir de experiências concretas dos homens, aprofundando estudos que possibilitem o entendimento crítico da capoeira em conjuntos docentes e discentes, numa práxis na Educação Física centrada no ser humano em movimento, pela valorização do mesmo na totalidade dialética das relações consigo próprio, com os outros e com a natureza, na perspectiva de uma prática que busca sua identidade com movimento social humano historicamente situado nos campos da saúde, esporte e lazer.

Ementa
História da capoeira. Cultura e tradição - fundamentos ritualísticos da capoeira. As principais vertentes de capoeira e seus principais representantes. Organização e normatização da capoeira. O processo de institucionalização da capoeira. Aquisição de habilidades perceptivo-motoras na capoeira. Expressão corporal em capoeira. Fundamentos sócio-filosóficos da capoeira. Metodologias aplicadas à capoeira. Fundamentos técnicos da capoeira. Fundamentos musicais e instrumentação da capoeira. Bases morfo-fisiológicas da prática da capoeira.

Bibliografia
ROSA, Sonia. Capoeira. 2004. SILVA, José Milton da Silva. A Linguagem do corpo na capoeira. 2003. SOARES, José Carlos Líbano Soares. A Capoeira escrava e outras tradições rebeldes no Rio de Janeiro (1808-1850). 2004. José Luiz Cirqueira Falcão et al. O acadêmico e o popular nas práticas corporais: diálogos entre saberes. Editora TRIBO DA ILHA. 2010.

Bibliografia Complementar
BOLA SETE, Mestre. A capoeira Angola na Bahia. 4. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2005.BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lutas. Brasília: Divisão de Educação Física, 1966.FALCÃO, José Luiz et alli. O acadêmico e o popular nas práticas corporais: diálogos entre saberes. Florianópolis: Tribo de Ilha, 2010.RIBEIRO, Antonio Lopes. Capoeira: terapia. 3. ed. Brasília: Secretaria dos Desportos, 1992.
Carregando...