Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos da Ginástica ( DES09253 )
Unidade:
Departamento de Desportos
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Discutir o engendramento do campo da Educação Física no Brasil e sua relação com as Teorias da Ginástica. 2. Discorrer sobre as principais Teorias da Ginástica que repercutiram no ensino da Educação Física no Brasil. 3. Avaliar as apropriações e usos que tem sido feitos da Ginástica como elemento da cultura corporal de movimento na sociedade. 4. Vivenciar e problematizar, no ensino da educação física, experiências de ensino da Ginástica como elemento da cultura corporal de movimento, construindo possibilidades de ressignificação nos diferentes espaços sociais. 5. Elaborar uma coreografia em grupos.

Ementa
Introdução ao estudo da Ginástica e suas relações com a Educação Física. Historicização da construção dos sentidos atribuídos a essa prática corporal. Relação da Ginástica com a saúde, o lazer e a educação. Estudo e análise dos movimentos corporais e de seus elementos básicos. Incrementa a pesquisa, o trabalho de campo e extensão, enfatizando a Ginástica como meio educativo no processo educacional dos indivíduos.

Bibliografia
AYOUB, Eliana. Ginástica Geral e Educação Física Escolar. 2ª. ed. Campinas: Unicamp, 2008. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992. DALLO, Alberto R. A ginástica como ferramenta pedagógica: o movimento como agente de formação. São Paulo: EDUSP, 2007. GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO UFPe-UFSM. Visão Didática da Educação Física: análises críticas e exemplos práticos de aula. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1991. HILDEBRANDT, Reiner; LAING, Ralf. Concepções abertas de ensino da educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986. SOARES, Carmen L. Imagens da Educação no corpo. Campinas: Autores Associados, 1998 ____ Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994. TOLEDO, Eliana. A ginástica rítmica e artística no ensino fundamental: uma prática possível e enriquecedora. In: MOREIRA, Evando C. Educação Física Escolar: desafios e propostas. Jundiaí: Fontoura, 2004, pp. 44-64.

Bibliografia Complementar
Carregando...