Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos do Lazer ( GIN09254 )
Unidade:
Departamento de Ginástica
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
ü  Compreender os pressupostos teórico-metodológicos relacionados à formação profissional em Educação Física para intervenção no campo do lazer. ü  Analisar o fenômeno social do Lazer em interface com as suas categorias constituintes (trabalho, tempo livre, atitude, espaço, Indústria cultural e educação). ü  Discutir os limites e as possibilidades da intervenção do profissional em Educação Física no campo do Lazer. ü  Analisar as políticas públicas e privadas relacionadas ao campo do lazer. ü  Implementar, intervir e avaliar projetos de Lazer em diferentes contextos sociais.

Ementa
Relações fundamentais: lazer-trabalho, lazer-educação, lazer-meio ambiente, lazer-Esporte. Concepções públicas e privadas de lazer. Pesquisa e formação profissional no campo do lazer. Projetos de lazer: intervenção e investigação. Programação, desenvolvimento e avaliação de projetos de lazer.

Bibliografia
BRUHNS, H. T. Introdução aos estudos do lazer. São Paulo: Ed. Unicamp, 1999. BRUHNS, H. T. (org.). Temas sobre o lazer. São Paulo: Autores Associados, 2000. CAMARGO, L. O. Educação pelo e para o lazer. São Paulo: EDUSP, 1996. CARVALHO, J. E. (org.). Lazer no espaço urbano: transversalidades e novas tecnologias. Curitiba: Champagnat, 2006. DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1973. GOMES, C. L. (org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. ISAYAMA, H. F. Formação profissional. In: GOMES, L. G. (org). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004 ISAYAMA, H. F. Recreação e lazer na formação profissional em educação física: reflexões sobre o currículo. In: WERNECK, C. L. G.; ISAYAMA, H. F. Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. CEDES, Campinas, n. 68, p. 239-277, 1999. MAGNANI, J. G. C. Festa do Pedaço: cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Ed. Unesp, 1998. MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. São Paulo: Autores Associados, 1996. MARCELLINO, N. C. Lúdico, educação e educação física. Ijuí: Inujuí, 1999. MARCELLINO, N. C. (Org.). Políticas públicas setoriais de lazer: o papel das prefeituras. Campinas: Autores Associados, 1996. .

Bibliografia Complementar
MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e esporte: políticas públicas. Campinas: Autores Associados, 2001. MELO, V. M.; ALVES JR, E. D. Introdução ao lazer. São Paulo: Manole, 2003. WERNECK, C. L. G. Lazer, trabalho e educação: relações históricas, questões contemporâneas. Belo Horizonte: DEF/UFMG, 2000. VAZ, A. F. Lazer, indústria cultural e biopolítica. In:ISAYAMA, H.; LINHALES, M. A. (Org.). Sobre lazer e política: maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.   WERNECK, C. L. G. Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
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