Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino da Educação Física ( GIN09245 )
Unidade:
Departamento de Ginástica
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
·         Entender o processo de ensino-aprendizagem no campo da EF ·         Compreender a importância do planejamento para o processo de ensino-aprendizagem; Elaborar planos/projetos específicos para o seu campo de atuação profissional.

Ementa
Trata do processo e dos métodos de ensino-aprendizagem nos diferentes âmbitos específicos da Educação Física: organização do ensino, métodos de ensino, relação professor-aluno. 

Bibliografia
BETTI, M. Educação Física e sociedade. São Paulo: Editora Movimento, 1991. HAIDT, R. C. C. Curso de didática geral. São Paulo: Editora Ática, 1994. LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991. São Paulo: Cortez, 1990. LOVISOLLO, H. Educação Física como arte da mediação.Ijuí/ RGS, v. 29, n. jan/mar., p. 26-59, 1993. 

Bibliografia Complementar
MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997. p. 85-103. MEDEIROS, M. Didática e prática de ensino na Educação Física: para além de uma abordagem formal. Goiânia: Ed. do Autor. 1998. MENEGOLLA, Maximiliano e SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Currículo, área, aula. Petrópolis: Vozes, 2002. PAGINA eletrônica do CONFEF (www.confef.org.br): legislação e debate sobre a regulamentação da profissão VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo – elementos metodológicos para a elaboração e realização. São Paulo: Libertad, 1995.
Carregando...