Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação Física e Reflexões Filosóficas ( GIN09237 )
Unidade:
Departamento de Ginástica
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Compreender as especificidades do saber filosófico; - Refletir sobre as relações entre o exercício filosófico, a prática educativa e a Educação Física, questionando o que é educar, para que educar, quem educar; - Aproximar-se da discussão filosófica sobre o corpo, o movimento e o sujeito.

Ementa
Trata do sentido de submeter às práticas educacionais à interrogação filosófica; peculiaridades do saber filosófico e sua importância na formação; a relação entre práticas educativas, perspectivas filosóficas e teorias educacionais.

Bibliografia
ARANHA, M. L. A. & MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1986. BRUHNS, H. T. (org.). Conversando sobre o corpo. Campinas: Papirus, 1994. CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1999. DELLA FONTE, Sandra Soares. Amor e paixão como facetas da educação: a relação entre escola e apropriação do saber. Interface (Botucatu) ,  Botucatu,  v. 11,  n. 22, 2007 .  Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000200011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11  Fev  2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, pensar e agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1994. HEROLD JR., Carlos. Os processos formativos da corporeidade e o marxismo: aproximações pela problemática do trabalho. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, Rio de Janeiro, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em 4 ago. 2008. KANT, I. Resposta à pergunta: o que é o Iluminismo? Extrato disponível em: http://www2.crb.ucp.pt/historia/kant.pdf. Acesso em: 10 set 2005. KUNZ, Elenor. Educação física: ensino & mudanças. 2. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2001. p. 162-167. ______. O movimento humano como tema. Revista Eletrônica Kinein, Florianópolis, v. 1, n. 1, dez. 2000.  Disponível em: http://64.233.169.104/search?q=cache:vgNRA9SWqhEJ:www.kinein.ufsc.br/edit01/artigo1.pdf+kinein+kunz&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br MOREIRA, Ana Regina de Lima. Algumas considerações sobre a consciência na perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty. Estudos de psicologia, 2 (2), p. 399-405, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v2n2/a12v02n2.pdf. Acesso em 4 ago. 2008. NOVAES, A. (org.). O homem-máquina. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. PAGE, M. Como me tornei estúpido. Rio de Janeiro: Rocco, 2004. Trilhas e partilhas. Belo Horizonte, 1997. p. 299-326.

Bibliografia Complementar
SARAMAGO, José. Ensaios sobre a cegueira. São Paulo: Companhia da Letras, 1995. SENNETT, Richard. Carne e Pedra. Rio de Janeiro: Record, 2001. VAZ, Alexandre Fernandez. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Cad. CEDES,  Campinas,  v. 19,  n. 48,  1999.  Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26  fev.  2007. WERNECK, C. L. G. Educação Física: novos olhares sobre o corpo. In: SOUSA, E. S. & VAGO, T. M. (Orgs). Trilhas e partilhas. Belo Horizonte, 1997. p. 299-326.
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