Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Cada conto, um ponto. Prática em Fonoaudiologia através de PBL ( FON15316 )
Unidade:
Departamento de Fonoaudiologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Propiciar o desenvolvimento de competências específicas para elaboração de diagnóstico clínico e plano terapêutico.  Propiciar o desenvolvimento de competências gerais em ações individuais e coletivas, nos três níveis de atenção à saúde, focadas na compreensão do território, identificar determinantes sócio-ambientais-culturais de alterações fonoaudiológicas e desenvolver projetos e intervenção coletiva de promoção da saúde, prevenção de agravos e redução de riscos e danos no campo da Fonoaudiologia. Propiciar o desenvolvimento de competências colaborativas em equipe interprofissional

Ementa
Desenvolvimento da integralidade da atenção e do raciocínio clínico, diante das diferentes manifestações da comunicação humana, a partir do enfoque interdisciplinar e interprofissional, traçando diagnósticos e condutas terapêuticas nos níveis de atenção à saúde primário, secundário, terciário e quaternário. Discussão de histórias que remetem a práticas fonoaudiológicas dentro de um enfoque multidisciplinar e interprofissional.

Bibliografia
1. FURKIM, A.M. e SANTINI, C.S. Disfagias orofaríngeas. São Paulo: Pró Fono, 1999.  2. JOTZ, GP; Carrara de Angelis, E; Barros, APB. Tratado de Deglutição e Disfagia -No adulto e na criança. São Paulo: Ed: Revinter 2009.  3. MOUSINHO, R. ALVES, LM. NAVAS, AL. SALGADO-AZONI, CA. Celeste, LC. CAPELLINI, AS. AVILA, CB. SANTOS, FH. Leitura, escrita e matemática: do desenvolvimento aos transtornos específicos de aprendizagem. Instituto ABCD: São Paulo, 2020  4. GENARO KF, BERRETIN-FELIX G, REHDER MIBC, MARCHESAN IQ. Avaliação miofuncional orofacial - protocolo MBGR. Rev CEFAC 2009 abr-jun;11(2):237-55.  5. E-book O que é o SUS –– ISBN 978-85-7541-453-8 - reedição em formato digital do livro O que é o SUS? Jairnilson da Silva PAIM. Nessa edição os editores se utilizaram do acréscimo de diversas mídias que por vezes completam ou substituem trechos do original. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/livro/o-que-e-o-sus-e-book-interativo 

Bibliografia Complementar
1. TANGERINO et al. Microfones Remotos. Disponível em http://remic.fob.usp.br/pb/ 2019  2. BEVILACQUA et al. Caderno de Percepção de Fala. FOB-USP/Bauru. 2016.  3. AZEVEDO, MF. Apostila de Audiologia educacional UNIFESP. 2015  4. Política Nacional de Atenção Básica - PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017, GABINETE DO MINISTRO MS , DISPONÍVEL EM: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html  5. Sobre o NASF, consultar: https://www.saude.gov.br/acoes-e-programas/saude-dafamilia/nucleo-de-apoio-a-saude-da-familia-nasf  6. Sobre Saúde da Criança na Atenção Básica, consultar: https://saude.gov.br/saude-dea-z/crianca  7. Sobre Saúde do Adolescente e Jovem, consultar http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/proteger_cuidar_adolescentes_atencao_ba sica_2ed.pdf  8. Sobre a Estratégia Saúde da Família, consultar: https://www.saude.gov.br/artigos/772- acoes-e-programas/saude-da-familia/41285-saude-da-familia  9. Sobre Epidemiologia, consultar: http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_690106550.pdf  10. Atuação Fonoaudiológica na Atenção primária à Saúde, consultar: http://utfpr-ctstatic-content.s3.amazonaws.com/snpd.ct.utfpr.edu.br/wp content/uploads/2015/08/Paula_Regina_Jardim_Campos.pdf  11. Sobre Envelhecimento e disfagia: uma questão de saúde pública, consultar: http://journalofagingandinnovation.org/wp-content/uploads/6-envelhecimento-edisfagia.pdf 12. Sobre Rastreio de Disfagia Na Atenção Primária à Saúde, consultar: file:///C:/Users/UFES/Downloads/75-Texto%20do%20artigo-172-1-10- 20170324%20(1).pdf  13. SILVA Roberta Gonçalves da. A eficácia da reabilitação em disfagia orofaríngea. Pró-Fono R. Atual. Cient. [Internet]. 2007 Apr [cited 2020 Aug 27] ; 19( 1 ): 123- 130.  14. VIEIRA Camila Alves. Fonoterapia em glossectomia total: estudo de caso. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [Internet]. 2011 Dec [cited 2020 Aug 27] ; 16( 4 ): 479-482.  15. STEENHAGEN Claudia Helena Vigné Alvarez de, MOTTA Luciana Branco da. Deglutição e envelhecimento: enfoque nas manobras facilitadoras e posturais utilizadas na reabilitação do paciente disfágico.  16. CARVALHO Amanda de Jesus Alvarenga, LEMOS Stela Maris Aguiar, GOULART Lúcia Maria Horta de Figueiredo. Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática. CoDAS [Internet]. 2016 Aug [cited 2020 Nov 23] ; 28( 4 ): 470-479. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317- 17822016000400470&lng=en. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015193.  17. LINDAU Tâmara Andrade, Lucchesi Fernando Del Mando, Rossi Natalia Freitas, Giacheti Célia Maria. Instrumentos sistemáticos e formais de avaliação da linguagem de pré-escolares no brasil: uma revisão de literatura. Rev. CEFAC [Internet]. 2015 Apr [cited 2020 Nov 23] ; 17( 2 ): 656-662. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516- 18462015000200656&lng=en. https://doi.org/10.1590/1982-021620151114.  18. SILVA Isabella Bonamigo da, LINDAU Tâmara Andrade, GIACHETI Célia Maria. Instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros: uma revisão de literatura. Rev. CEFAC [Internet]. 2017 Feb [cited 2020 Nov 23] ; 19( 1 ): 90-98. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516- 18462017000100090&lng=en. https://doi.org/10.1590/1982-0216201719112416 19. GURGEL, Léia Gonçalves, PLENTZ, Rodrigo Della Méa, JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo, & REPPOLD, Caroline Tozzi. (2010). Instrumentos de avaliação da compreensão de linguagem oral em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Neuropsicologia Latinoamericana, 2(1), 1-10. Recuperado em 23 de novembro de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2075- 94792010000100002&lng=pt&tlng=pt  20. MARCHESAN, IQ; JUSTINO, H; TOMÉ, MC. Org.). Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014.  21. CORREA, CC, Berretin-Felix, G. Terapia miofuncional orofacial aplicada à Síndrome do aumento da resistência das vias aéreas superiores: caso clínico. CODAS [online] 2015;27(6):604-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20152014228.  22. MIGLIORUCCI R, Passos DCBOFP, Berretin-Felix G. Programa de terapia miofuncional orofacial para indivíduos submetidos à cirurgia ortognática. Rev CEFAC 2017 Mar-Abr;19(2):277-88. 23. Fonoaudiologia educacional [recurso eletrônico]: alfabetização em foco / organizadoras: Simone Aparecida Capellini, Giseli Donadon Germano, Sílvia Tavares de Oliveira. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia ; Brasília : Conselho Federal de Fonoaudiologia, 2020. ISBN: 978-65-86760-07-1
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