Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Semiologia e Diagnóstico em linguagem na infância - fundamentos conceituais ( FON15088 )
Unidade:
Departamento de Fonoaudiologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
▪ Definir, caracterizar, reconhecer e correlacionar os processos alterados, bem como as manifestações dos transtornos da linguagem oral.  ▪ Oferecer ao aluno subsídio teórico para realizar avaliação fonoaudiológica específica dos diferentes transtornos. 

Ementa
Etapas do Desenvolvimento dos aspectos sintático, semântico, morfológico, pragmático. Aquisição e desenvolvimento normal da linguagem oral em crianças. Teorias de aquisição da linguagem oral e transtornos da linguagem. Aspectos neurogenéticos e funcionais na linguagem. Avaliação fonoaudiológica e Instrumentos. Comunicação suplementar e alternativa. Interação Profissional entre a Fonoaudiologia, pedagogos e médicos. 

Bibliografia
Freire, Regina Maria. A linguagem como processo terapêutico: socioconstrutivismo, interações eficazes. 2. ed. São Paulo, SP: Plexus, 2002. 166 p.  Goldfeld, Marcia. Fundamentos em fonoaudiologia: linguagem. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2003. 161 p.  Limongi, Suelly Cecília Olivan. Linguagem: desenvolvimento normal, alterações e distúrbios. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. x, 163 p.  Ribeiro, Ignês Maia (Org.). Gagueira. 2. ed. São José dos Campos, SP: Pulso, 2005. 135 p. 

Bibliografia Complementar
Andrade, C.; Befi-Lopes, D.; Fernandes F. E Wertzner, H. ABFW: Teste de Linguagem Infantil nas Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Carapicuiba: Pró-Fono 2000.  Perissinoto J. Como atender bem a criança com autismo. São Paulo: Pulso; 2003.  Yavas, M.; Hernandorena, C. L. M.; Lamprecht, R. R. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.  Zorzi, J. L. A intervenção fonoaudiológica nas alterações da linguagem infantil. Porto Alegre: Artmed, 2000.  Limongi, S. C. O. Procedimentos terapêuticos em linguagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
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