Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Clínica dos Transtornos da Linguagem Oral e Escrita fundamentos conceituais ( FON15090 )
Unidade:
Departamento de Fonoaudiologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
▪ Levar o aluno a conhecer e a questionar métodos das funções de linguagem oral e escrita, desenvolvendo uma postura crítica.  ▪ Elaborar o plano terapêutico de forma hierarquizada para reabilitação da linguagem.  ▪ Desenvolver raciocínio clínico de seleção de provas terapêuticas estratégias pertinentes.  ▪ Conhecer as técnicas terapêuticas descritas na literatura especializada.  ▪ Ser capaz de refletir sobre a alta fonoaudiológica.  ▪ Ter visão integrada das informações de anamnese, avaliação e terapia.  ▪ Compreender os critérios e métodos de reabilitação fonoaudiológica referentes à linguagem oral e escrita.  ▪ Treinar a integração inter profissional do fonoaudiólogo em formação. 

Ementa
Intervenção fonoaudiológica nos transtornos da linguagem oral e escrita. Princípios e métodos terapêuticos de abordagem das funções da linguagem. Planejamento do processo terapêutico. Registros de dados. Reavaliações e análise do momento de alta. Biossegurança.

Bibliografia
Andrade, C.; Befi-Lopes, D.; Fernandes F. E Wertzner, H. ABFW: Teste de Linguagem Infantil na Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Carapicuiba: Pró-Fono 2000.  Mansur, L. L.; Radamovic, M. Neurolinguística: princípios para a prática clínica. Porto Alegre.  Ortiz KZ. Distúrbios neurológicos adquiridos: linguagem e cognição. São Paulo: Manole, 2005. 462p.  Peña-Casanova J, Pamies MP. Reabilitação da afasia e transtornos associados. 2 ed. São Paulo: Manole, 2005.

Bibliografia Complementar
Coudry, M. I. H. Diário de Narciso: discurso e afasia. São Paulo: Martins Fontes, 1998.  Freire, R. M. A linguagem como processo terapêutico. 2a ed. São Paulo: Plexus, 2002  Jacubovicz, R.; Cupello, R. Introdução à afasia: elementos para o diagnóstico e terapia. 7a ed Rio de Janeiro: Revinter, 2004.  Limongi, S. C. O. Procedimentos terapêuticos em linguagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.  Mac-Kay, A; Ferreira, Ferri. Afasias e demências. São Paulo: Santos Editora, 2003.  Murdoch, B. E. Desenvolvimento da fala e distúrbios da linguagem. Rio de Janeiro: Revinter, 1997.  Perissinoto J. Como atender bem a criança com autismo. São Paulo: Pulso, 2003.  Sacks, O. O homem que confundiu a sua mulher com um chapéu. São Paulo: Martins Fontes, 1999  Yavas, M.; Hernandorena, C. L. M.; Lamprecht, R. R. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
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