Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
EDP II Linguagem ( FON11284 )
Unidade:
Departamento de Fonoaudiologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
2

Objetivos
OBJETIVO GERAL : § Propiciar ao aluno campo de atuação em clínica, consultoria e assessoria na área de linguagem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS : §  Propiciar ao aluno campo de atuação em clínica, consultoria e assessoria na área de linguagem, com supervisão da equipe profissional, na qual o aluno será inserido. §  Desenvolver e estabelecer habilidades e competências nas especialidades ambulatoriais, buscando a atuação multidisciplinar com os demais profissionais da área de saúde. §  Desenvolver a habilidade de atuação em equipe: participar ativamente da discussão do caso, na seleção dos procedimentos e na escolha das condutas fonoaudiológicas. §  Inserir o aluno no campo de atuação do Serviço de Saúde. §  Desenvolver habilidades de planejamento e redação do plano terapêutico e relatórios. §  Habilitar o aluno a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. §  Treinar o aluno a tomar decisões, visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. §  Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação. § Garantir ao aluno, na área profissional, o conhecimento das perspectivas ético/teórico/prática sustenta a formação clínico-terapêutica, assessoria e consultoria.

Ementa
Atendimento clínico supervisionado com integração da teoria e prática da área de linguagem, a partir de pressupostos teóricos e metodológicos da fonoaudiologia. Consultoria e assessoria fonoaudiológica.

Bibliografia
Ortiz KZ. Distúrbios neurológicos adquiridos: linguagem e cognição. São Paulo: Manole; 2005. 462p. . Andrade, C.; Befi-Lopes, D.; Fernandes F. E Wertzner, H. ABFW: Teste de Linguagem Infantil nas Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Carapicuiba: Pró-Fono 2000. Andrade, C.R.F. Diagnóstico e intervenção precoce no tratamento das gagueiras infantis. São Paulo: Pró-Fono, 1999. Freire, R. M. A linguagem como processo terapêutico. 2a ed. São Paulo: Plexus, 2002 Zorzi, J. L. A intervenção fonoaudiológica nas alterações da linguagem infantil. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Bibliografia Complementar
Peña -Casanova J, Pamies MP. Reabilitação da afasia e transtornos associados. 2 ed. São Paulo: Manole; 2005 Haje, S. Avaliando a linguagem na ausência da oralidade. Limongi, S. C. O. Fonoaudiologia: informação para formação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. Jacubovicz, R.; Cupello, R. Introdução à afasia: elementos para o diagnóstico e terapia. 7a ed Rio de Janeiro: Revinter, 2004. Mansur, L. L.; Radamovic, M. Neurolinguística: princípios para a prática clínica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. Murdoch, B. E. Desenvolvimento da fala e distúrbios da linguagem. Rio de Janeiro: Revinter, 1997. Jakobson, R. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1988. Kagan, A; Salling, M. M. Uma introdução a afasiologia de Luria: Teoria e aplicação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. Mac-Kay, A; Ferreira, Ferri. Afasias e demências. São Paulo: Santos Editora, 2003.
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