Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
EDP I - Saúde Coletiva ( FON11280 )
Unidade:
Departamento de Fonoaudiologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
2

Objetivos
§ Propiciar ao aluno campo de atuação em clínica, consultoria e assessoria na área de saúde coletiva, com supervisão da equipe profissional, na qual o aluno será inserido. § Desenvolver e estabelecer habilidades e competências nas especialidades ambulatoriais, buscando a atuação multidisciplinar com os demais profissionais da área de saúde. § Desenvolver a habilidade de atuação em equipe: participar ativamente da discussão do caso, na seleção dos procedimentos e na escolha das condutas fonoaudiológicas. § Inserir o aluno no campo de atuação do Serviço de Saúde. § Desenvolver habilidades de planejamento e redação do plano terapêutico e relatórios. § Habilitar o aluno a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. § Treinar o aluno a tomar decisões, visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. § Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação. § Garantir ao aluno, na área profissional, o conhecimento das perspectivas ético/teórico/prática sustenta a formação clínico-terapêutica, assessoria e consultoria.

Ementa
Estágio supervisionado com integração da teoria e prática da área de saúde coletiva nas redes de atenção à saúde e assistência de Fonoaudiologia no cuidado ao paciente e a família nos diferentes ciclos e agravos da vida, nos níveis de atenção básica e média complexidade a partir de pressupostos teóricos e metodológicos da fonoaudiologia. Consultoria e assessoria fonoaudiológica.

Bibliografia
Befi D. Fonoaudiologia na atenção primária à saúde. São Paulo: Lovise, 1997. Fletcher RH e Fletcher SW Epidemiologia Clínica: Elementos Essenciais Porto Alegre: Artmed Vieira, R. Fonoaudiologia e Saúde Pública. São Paulo: Pro-fono,2000

Bibliografia Complementar
Gordis L. Epidemiologia Rio de Janeiro: Revinter M.S., Brasília – DF.Boletim Epidemiológica da DST/AIDS. M.S./FUNASA. Brasília – DF Doenças Infecciosas Parasitárias – Guia de Bolso. Raymond S. et al Epidemiologia Clínica. Porto Alegre: Artmed American Psychiatric Association: DSM IV – Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4 ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995. 830p. Behlau, M., Pontes, P. Higiene vocal: cuidando da voz. 2 ed., Rio de Janeiro: Revinter, 1999. Colton, R. H.; Casper, J. K. Compreendendo os problemas de voz. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. Fletcher, R. H. Epidemiologia Clínica, 3 ed. São Paulo: Artes Médicas, 1996. Passini,L., Humanização e cuidados paliativos, 3 ed.São Paulo:Loyola, 2006. Rios TA. Ética e competência. São Paulo:Cortez, 1993. Tenório,F.Elaboração de projetos comunitários: abordagem prática.Rio de Janeiro:Loyola, 2002. LEI 8080, de 19/09/92 – Lei Orgânica da Saúde.
Carregando...