Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fonoaudiologia empresarial ( FON10841 )
Unidade:
Departamento de Fonoaudiologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Saber os princípios gerais da Administração, relacionando-os com a Administração em Fonoaudiologia. Incentivar a busca de novas forma de atuação fonoaudiológica no mundo corporativo. Conhecer a Estrutura Organizacional/Administrativa de serviços de empresas e do Sistema Único de Saúde. Conhecer e auxiliar no gerenciamento administrativo da clínica escola de Fonoaudiologia, bem como desenvolver atividades gerenciais no ambiente hospitalar. Dominar os conceitos de administração dentro dos preceitos da ética e aspectos de humanização.

Ementa
Aspectos da administração em saúde, empreendedorismo. Mundo corporativo. Qualidade empresarial e comunicação. Organização dos serviços e indicadores. Consultoria, assessoria e treinamento empresarial. Habilidades comunicativas orais e escritas em empresas. A ética no mundo do trabalho. 

Bibliografia
Chiavenato, I. Introdução à teoria geral da administração. 5 ed., Makron Books, 2004. Acuna Quinteiro, E. O poder da voz e da fala no telemarketing: treinamento vocal para teleoperadores. 5. ed. rev. São Paulo: Plexus, 2009. Tavares, M. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2010. 243 p.

Bibliografia Complementar
Bueno, Wilson. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003. Carrasco, Maria do Carmo. Fonoaudiologia empresarial: perspectivas de consultoria, assessoria e treinamento. São Paulo: Lovise, 2001. Cesar, C. P. H. A.R.; Calheta, P. P. Assessoria e Fonoaudiologia: perspectivas de ação. São Paulo: Revinter, 2005. Carrasco, M.C. Novas buscas em fonoaudiologia: comunicação eficaz na empresa. Cadernos da Fonoaudiólogo. São Paulo: Lovise, v1, 2006. p.47-56 Chiavenato, I. Administração nos novos tempos. 2ed., Rio de Janeiro, Campus, Nassar, Paulo e Figueiredo, Rubens. O que é comunicação empresarial. Coleção Primeiros Passos. São Paulo, 1995.
Carregando...