Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Clínica dos transtornos da linguagem oral e escrita ( FON10835 )
Unidade:
Departamento de Fonoaudiologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
3

Objetivos
OBJETIVO GERAL: §   Desenvolver os conhecimentos e habilidades mínimos para realizar terapia de linguagem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: §   Levar o aluno a conhecer e a questionar métodos das funções de linguagem oral e escrita, desenvolvendo uma postura crítica. §   Elaborar o plano terapêutico de forma hierarquizada para reabilitação da linguagem. §   Desenvolver raciocínio clínico de seleção de provas terapêuticas estratégias pertinentes. §   Conhecer as técnicas terapêuticas descritas na literatura especializada. §   Ser capaz de refletir sobre a alta fonoaudiológica. §   Ter visão integrada das informações de anamnese, avaliação e terapia. §   Compreender os critérios e métodos de reabilitação fonoaudiológica referentes à linguagem oral e escrita. §   Treinar a integração inter profissional do fonoaudiólogo em formação.

Ementa
Intervenção fonoaudiológica nos transtornos da linguagem oral e escrita. Princípios e métodos terapêuticos de abordagem das funções da linguagem. Planejamento do processo terapêutico. Registros de dados. Reavaliações e análise do momento de alta . Biossegurança.

Bibliografia
Andrade, C.; Befi-Lopes, D.; Fernandes F. E Wertzner, H. ABFW: Teste de Linguagem Infantil na Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Carapicuiba: Pró-Fono 2000. Mansur, L. L.; Radamovic, M. Neurolinguística: princípios para a prática clínica. Porto Alegre. Ortiz KZ. Distúrbios neurológicos adquiridos: linguagem e cognição. São Paulo: Manole, 2005. 462p. Peña-Casanova J, Pamies MP. Reabilitação da afasia e transtornos associados. 2 ed. São Paulo: Manole, 2005.

Bibliografia Complementar
Coudry, M. I. H. Diário de Narciso: discurso e afasia. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Freire, R. M. A linguagem como processo terapêutico. 2a ed. São Paulo: Plexus, 2002 Jacubovicz, R.; Cupello, R. Introdução à afasia: elementos para o diagnóstico e terapia. 7a ed Rio de Janeiro: Revinter, 2004. Limongi, S. C. O. Procedimentos terapêuticos em linguagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. Mac-Kay, A; Ferreira, Ferri. Afasias e demências. São Paulo: Santos Editora, 2003. Murdoch, B. E. Desenvolvimento da fala e distúrbios da linguagem. Rio de Janeiro: Revinter, 1997. Perissinoto J. Como atender bem a criança com autismo. São Paulo: Pulso, 2003. Sacks, O. O homem que confundiu a sua mulher com um chapéu. São Paulo: Martins Fontes, 1999 Yavas, M.; Hernandorena, C. L. M.; Lamprecht, R. R. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
Carregando...