Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia da Saúde Aplicada à Fonoaudiologia ( FON10667 )
Unidade:
Departamento de Fonoaudiologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Caracterizar o campo da Psicologia da Saúde: aspectos históricos e conceituais; Conceituar o binômio saúde-doença; Descrever os principais modelos teóricos e métodos em saúde; Apresentar e discutir temas e pesquisas recentes na área da saúde; Compreender os principais processos psicológicos de saúde; Analisar criticamente a atuação da relação profissional de saúde x paciente; e  Analisar a atuação em equipe multidisciplinar.

Ementa
Trajetória histórica do conceito de saúde: do modelo biomédico ao modelo biopsicossocial. Conceitos básicos em Psicologia da Saúde. Estados emocionais, estresse, estratégias de enfrentamento e qualidade de vida. Relação profissional de saúde x paciente.

Bibliografia
COSTA JÚNIOR, A. L. Psicologia da saúde e desenvolvimento humano: o estudo do enfrentamento em crianças com câncer e expostas a procedimentos médicos invasivos. In: M. A. Dessen & A. L. Costa Junior. A Ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras (pp. 171-189). Porto Alegre: Artmed, 2005. ROLLNICK, S.; MILLER, W. R.; BUTLER, C. Entrevista motivacional no cuidado da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2009. STRAUB, R. O. (Org.). Psicologia da Saúde (Capítulo 12, pp. 427-460). Porto Alegre: Artmed, 2005.

Bibliografia Complementar
BEVILACQUA, M. C.; MORET, A. L. M. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2005. Carvalho-Magui, M.M.M.J. A dor no estágio avançado das doenças. In: V. A. Angerami-Camon (Org.). Atualidades em Psicologia da Saúde (pp. 85-101). São Paulo: Pioneira Thomson, 2004. DELL’AGLIO, D. D.; KOLLER, S. H.; YUNES, M. A. M. (Orgs.). Resiliência e psicologia positiva: interfaces do risco à proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
Carregando...