Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação Integrada em Fonoaudiologia V ( FON10666 )
Unidade:
Departamento de Fonoaudiologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
§ Desenvolver a integralidade na educação em fonoaudiologia, enfatizando o pensamento reflexivo e crítico. § Identificar e integrar as estruturas básicas e propriedades gerais em comum das disciplinas do período. § Treinamento de integralidade e interdisciplinaridade.

Ementa
Aspectos e conceitos da formação profissional e as especificidades da Fonoaudiologia. Integração e identificação de pontos comuns das disciplinas do semestre. Problematização e vivências dos conteúdos das disciplinas do período com crescentes níveis de complexidade.  Educação permanente em saúde. Autuação fonoaudiológica com vivência prática orientada.

Bibliografia
Bevilacqua, Maria Cecilia et al. (Org.). Tratado de audiologia. São Paulo: Santos, 2011. 880 p. Fernandes, Fernanda Dreux Miranda; MENDES, Beatriz Castro Andrade; NAVAS, Ana Luiza Pereira Gomes Pinto (Org.). Tratadode fonoaudiologia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2010. 836 p. Ortiz, Karin Zazo (Org.). Distúrbios neurológicos adquiridos: fala e deglutição. 2. ed. rev. e ampl. Barueri, SP: Manole, 2010, 387p.

Bibliografia Complementar
Kandel ER, Schwartz LH, Jessell TM. Fundamentos da Neurociência e do Comportamento. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2000 Lopes F O (org). Tratado de fonoaudiologia. São Paulo: ROCA, 1997. Katz J. Tratado de audiologia clínica. 4 ed. São Paulo: Manole, 1999. Marchesan I. Motricidade oral. São Paulo: Pancast, 1993. Felício, C. Fonoaudiologia nas desordens temporomandibulares.São Paulo: Pancast, 1994. Befi D. Fonoaudiologia na atenção primária à saúde. São Paulo: Lovise, 1997. Colton, R. H.; Casper, J. K. Compreendendo os problemas de voz. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. Furkim AM, Santini CS (org.). Disfagias orofaríngeas. Carapicuíba: Pró-Fono, 1999. Santos TMM, Russo ICP. Audiologia infantil. 4 ed. São Paulo: Cortez, 1998. Yavas MS, Hermandonera CL, Lamprecht RR. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artes Médicas; 1991.
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