Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fonoaudiologia Educacional ( FON10660 )
Unidade:
Departamento de Fonoaudiologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
OBJETIVO GERAL: § Oferecer ao aluno subsídio teórico para realizar atuação fonoaudiológica específica nos transtornos da linguagem escrita. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: § Proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos sobre aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita. § Conhecer os distúrbios de leitura e escrita, o processo avaliativo e terapêutico na clínica fonoaudiológica, bem como a aplicação dos conhecimentos teóricos no ambiente escolar.

Ementa
Introdução às principais teorias de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita e leitura e suas relações com a alfabetização. Letramento. Processos pedagógicos de ensino-aprendizagem. Prevenção e promoção. Atuação integrada em equipe. Orientação e planejamento pedagógico. Fonoaudiologia e Inclusão.

Bibliografia
Berberian, A.P. Linguagem escrita: referenciais para a clínica fonoaudiológica. São Paulo: Plexus, 2003. Faraco, C.A. Escrita e alfabetização. São Paulo: Contexto, 2001. Ferreiro, E. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. Santos, M.T.M.; Navas, A.L.G.P. Distúrbios de leitura e escrita: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2002. Snowling, M.J. Dislexia. São Paulo: Editora Santos, 2004.

Bibliografia Complementar
Alliende F, Condemarín M. A leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. São Paulo: Artmed; 2005. Cagliari, L.C. Alfabetização e lingüística. São Paulo: Scipione, 2001. Condemarin M, Chadwick M, Milicic N. Maturidade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas; 1989. Ellis, A.W. Leitura, escrita e dislexia: Uma análise cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. Lopes Filho, O. Tratado de fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 1997, p. 907-24. Zorzi, J. L. Aprender a escrever. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. Zorzi, J. L. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: questões clínica e educacional. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Carregando...