Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Processos Cognitivos e Aprendizagem ( FON10459 )
Unidade:
Departamento de Fonoaudiologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
§ Conhecer os processos cognitivos básicos e sua influência nos processos de aprendizagem, identificando interferências decorrentes da emoção, motivação e de distúrbios específicos. § Conhecer os processos biológicos do desenvolvimento do cérebro, inteligência e aprendizagem. § Identificar os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem, como atenção, percepção, memória, linguagem e pensamento. § Conhecer os principais distúrbios de aprendizagem, bem como síndromes e distúrbios do desenvolvimento, possibilitando diagnósticos e identificação de intervenções terapêuticas. § Conhecer os aspectos emocionais envolvidos nos processos de aprendizagem, tais como frustração, motivação e estresse. § Conhecer a implicação do ambiente nos diferentes quadros de alterações de desenvolvimento.

Ementa
Processos básicos de percepção, atenção, memória, inteligência, resolução de problemas, motivação e emoção. Estudo dos processos cognitivos, conativos e emocionais básicos e sua influência nos processos de aprendizagem. Alterações nas funções cognitivas e suas implicações na aprendizagem. Dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Diagnóstico diferencial e abordagens terapêuticas.

Bibliografia
AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION (APA). Diagnostic and statistical manual of mental disorders, DSM IV, 4th ed. Washington, DC, 1994. GAZZANIGA, M. S.; HEATHERTON, T. F. Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento (Trad. M. A. V. Veronese). Porto Alegre: Artmed, 2005. MONTIEL, J. M.; CAPOVILLA, F. C. Atualização em transtornos de aprendizagem. São Paulo: Artes Médicas, 2009. ROTTA, N.T.; OHLWEILWER, L.; RIESGO, R. dos S. Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006. STERNBERG, R. J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Bibliografia Complementar
ATKINSON, R. L. et al. Introdução a Psicologia. (Trad. D. Batista). 11 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. CAMPOS, D. M. de S. Psicologia da Aprendizagem. 38 Ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010. DAVIDOFF, L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Makron Books, 2001. DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção. Campinas, SP: Alínea Editora, 2003. EYSENK, M. W.; KEANE, M. T. Manual de Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Carregando...