Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Audiologia II ( FON10225 )
Unidade:
Departamento de Fonoaudiologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
§ Possibilitar ao estudante a aquisição de conhecimentos teórico prático da audiologia infantil. § Realizar a identificação e diagnóstico dos transtornos da audição na criança. § Conhecer a maturação, plasticidade; neurofisiologia das vias auditivas centrais. § Conhecer os critérios e métodos de avaliação da função auditiva por meio de testes comportamentais e eletrofisiológicos. § Propiciar ao aluno conhecimento sobre a caracterização das manifestações audiológicas e comportamentais do paciente com Deficiência Auditiva e Transtornos do Processamento Auditivo.

Ementa
Comportamento auditivo normal.  Avaliação audiológica infantil. Audiometria de reforço visual. Avaliação eletroacústica.  Avaliação eletrofisiológica da audição: potenciais evocados auditivos de curta, média e longa latências.  Saúde auditiva neonatal e escolar.  Processamento auditivo central: manifestações comportamentais e clinicas.  Aplicação e interpretação dos testes comportamentais e eletrofisiológicos para diagnósticos dos distúrbios do processamento auditivo.  Classificação das desordens e noções de reabilitação do processamento auditivo.

Bibliografia
AZEVEDO, M.F., VIEIRA, R. M.; VILANOVA, L.C.P. Desenvolvimento auditivo de crianças normais e de alto risco. São Paulo: Plexus, 1995. BEVILACQUA, MC; MARTINEZ, MAC; BALEN SA; PUPO AC. Tratado de Audiologia. São Paulo. Santos, 2011. MOMENSOHN-SANTOS, T M; RUSSO, ICP (Org.). Prática da audiologia clínica. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 375 p. STAMPA, M. Aprendizagem e desenvolvimento das habilidades auditivas. Wak editora. , Rio de Janeiro, 2012.

Bibliografia Complementar
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