Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos do Comportamento Humano ( FON10217 )
Unidade:
Departamento de Fonoaudiologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
§  Compreender os aspectos teórico/práticos da Psicologia do desenvolvimento e sua aplicabilidade no campo de trabalho do fonoaudiólogo. §  Conhecer as diversas escolas teóricas da Psicologia; estudar o comportamento e os processos mentais. §  Identificar os paradigmas básicos da Psicologia do desenvolvimento. §  Propiciar ao estudante o conhecimento sobre o desenvolvimento infantil nos seus aspectos psicomotor, cognitivo, afetivo-relacional. §  Favorecer ao estudante o conhecimento sobre os critérios e métodos de avaliação do desenvolvimento. § Caracterizar a causa das mudanças evolutivas, por meio do estudo de influências genéticas e ambientais no desenvolvimento humano.

Ementa
Conceitos básicos em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Principais teorias do desenvolvimento humano. Principais características do desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida, considerando seus aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos. Interface entre a Psicologia do Desenvolvimento e a Fonoaudiologia.

Bibliografia
BEE, H. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre : Artmed, 2003. COLL, C; PALÁCIOS, J; MARCHESI, A (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artmed, 2004. KOVÁCS, M. J. Morte e desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992. PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 8 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006.

Bibliografia Complementar
ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981 BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do desenvolvimento.14 ed. Petrópolis: Vozes, 2000. DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Makron Books LTDA, 2001. DELL’AGLIO, D. D.; KOLLER, S. H.; YUNES, M. A. M. (Orgs.). Resiliência e psicologia positiva: interfaces do risco à proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
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