Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Arte e Mídias Contemporâneas - OP da Linha 2 ( PPGA0014 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
O advento das tecnologias da mídia e as implicações no sistema artístico. Perspectivas socioculturais e técnicas das relações entre produção artística e mídia. Caracterização, limitações e interações entre teorias pautadas pelos dispositivos e pelo paradigma informacional.

Bibliografia
DOMINGUES, Diana (Org.). Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Ed. da UNESP, 2009. FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo, SP: Annablume, 2008. BC UFES Call number: 77 F646u GRAU, Oliver; HOTH, Janina; WANDL-VOGT, Eveline (eds.). Digital art through the looking glass: new strategies for archiving, collecting and preserving in digital humanities. Krems: Edition Donau-Universität, 2019. https://doi.org/10.11588/artdok.00006566 (acesso livre) KITTLER, Friedrich (1999). Gramophone, Film, Typewriter LEÃO, Lucia (Org.). O Chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: SENAC, 2005. Call number: 316.774 C541 MANOVICH, Lev. Software takes command: extending the language of new media. New York: Bloomsbury, 2013. http://dx.doi.org/10.5040/9781472544988 (acesso livre) MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2001. Call number: 316.77 M279l NAVAS, Eduardo (2012). Remix Theory: The Aesthetics of Sampling RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006. BC UFES Call number: 73 R953n SIEGERT, Bernhard. Cultural techniques: grids, filters, doors, and other articulations of the real. New York: Fordham University Press, 2015. WARK, McKenzie. A hacker manifesto. London: Verso, 2004.

Bibliografia Complementar
Carregando...