Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Produção de artefatos pedagógicos em Ciências ( PGEB1059 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Fornecer subsídios teóricos e metodológicos para a produção de materiais pedagógicos para o ensino de ciências na educação básica.

Ementa
Discussão dos processos necessários para a construção dos materiais didáticos. Produção e validação de material pedagógico. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem de ciências. Atividades práticas de elaboração de materiais.

Bibliografia
1. CASTRO, N. S. E., et. al., Modelos de análise e elaboração de materiais didáticos, 1. ed., Porto Alegre: Bookman, 2021.   2. LOS COSTA, C. V.; TANHOFFER, C. M. S.; TANHOFFER, E. A., Uma proposta de confecção de material didático de baixo custo para estudantes com deficiência visual, 1 ed., São Paulo: Dialética, 2022.   3. KISHIMOTO, T. M., Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação, 14 ed., São Paulo: Cortez, 2011.   4. BANDEIRA, D. Material didático: criação, mediação e ação educativa, 1 ed., Curitiba: InterSaberes, 2017. 5. NETO, H. S. M. O. Lúdico no Ensino de Química na Perspectiva Histórico-Cultural: Além do Espetáculo, Além da Aparência, 1 ed., Curitiba: Prismas, 2016. 6. MELO, M. G. A., O Jogo no Ensino de Física, 1. ed., Curitiba: Appris, 2015. 7. SOUZA, P. H., Física Lúdica: Práticas para o Ensino Fundamental e Médio, 1 ed., São Paulo: Cortez, 2013.

Bibliografia Complementar
1. Artigos publicados em revistas científicas especializadas em ensino de Ciências. 2 LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química: Teoria e Prática na Formação Docente, 1 ed., Curitiba: Appris, 2015. 3. POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G., A Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do Conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Científico, 1 ed., Porto Alegre: Penso, 2009. 4. DELIZOICOV, D., Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos, 1 ed., São Paulo: Cortez, 2009 5. ALMEIDA, P. N., Educação Lúdica: Jogos Pedagógicos, 1 ed., São Paulo: Loyola, 2014. 6. GARRIDO, M. C. M., Escravo, Africano, Negro e afrodescendente: a representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012), 1 ed., São Paulo: Alameda Editorial, 2017.
Carregando...