Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia da Pesquisa ( PGEB1047 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Compreender as bases epistemológicas da ciência moderna e da ciência contemporânea; 2. Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico; 3. Entender a lógica da pesquisa científica, o problema, a hipótese e a investigação científica; 4. Entender as diferenças entre a linguagem comum e a linguagem científica

Ementa
A Ciência e produção de conhecimento. Elementos para uma epistemologia da ciência na contemporaneidade. Os novos sentidos para a compreensão do fenômeno educativo. Métodos e técnicas de pesquisa na área de Ensino. Elementos constitutivos do projeto de pesquisa em Ensino. Enfoques qualitativos e quantitativos. Pesquisa Participante, Pesquisa-Ação, Estudo de caso, Pesquisa Etnográfica, Método Cartográfico, Pesquisa com o Cotidiano, Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental, Procedimentos técnicos de pesquisa. O projeto de pesquisa: Pergunta condutora, a delimitação do Problema; a hipótese; os objetivos; o embasamento teórico, metodológico e empírico. A investigação científica como prática social.

Bibliografia
1. ANDRÉ, M. E. D. A. O papel da pesquisa na articulação entre saber e prática docente. In: Encontro nacional de didática e prática de ensino, 7., 5. Anais... v. II, p. 291-296. Goiânia, 1994. 2. ANGROSINO, M. Etnografia e Observação Participante. Porto Alegre: ARTMED, 2009 3. BARBIER, R. A Pesquisa-Ação. Brasília: LIBER LIVRO, 2007 4. BARBOUR, R. Grupos Focais. Porto Alegre: ARTMED, 2009. 5. DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: LIBER LIVRO, 2008. 6. ESTRELA, C. Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. Porto Alegre: ARTMED, 20187. ECO, U. Como se faz uma tese? Rio de Janeiro: Editorial Presença, 1997.8. GERRTZ, C. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2014. 9. GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011. 10. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. 11. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987. 12. LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. The constructivist credo. Walnut Creek: Left Coast Press, Inc.,2013. 13. LAVILLE, C.; DIONE, J. A Construção do saber. Belo Horizonte: Editora UFMG., 1999 14. LÜDKE, M. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade. Campinas: Unicamp. v. 22, n. 74, p 77 – 96, Abril, 2001. 15. MALHEIROS, B. T. Metodologia da Pesquisa em Educação. 2011. Rio de Janeiro: LTC. 16. MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Unijuí, 2001. 17. MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011. 18. OLIVEIRA, I.B.; ALVES, N. (orgs). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, p. 13-38 - 2012. 19. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Normalização e Apresentação de Trabalhos Científicos e Acadêmicos: NBR 6023:2002/Universidade Federal do Espírito Santo, Biblioteca Central – Vitória, ES: Biblioteca, 2015. 20. SCHMIDT, M. L. S. Pesquisa Participante: Alteridade e Comunidades Participativas. Revista de Psicologia USP, v. 17, n. 2, p. 11 -41, 2006. 21. YIN, R. K. Qualitative Research from start to finish. London: The Guilford Press, 2011. 22. VEIGA, I. P. A. Metodologia Participativa e as Técnicas de Ensino-Aprendizagem. Curitiba: CRV Editora, 2017. 23. WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologia da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

Bibliografia Complementar
1. ABREU, A. J. Curso de Redação. 2 ed. São Paulo: Ática, 1990. 2. AZEVEDO, I. B. O prazer da produção científica. 7 ed. Piracicaba: Unimep, 1999. 3. BECCEGA, M. A. Palavra e discurso: literatura e história. São Paulo: Ática, 1995. 4. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977. 5. BARROS, J. A. O projeto de pesquisa em história. Petrópolis: Vozes, 2013. 6. BASTOS, C.; KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1991. 7. BOAVENTURA, E. Como ordenar as ideias. São Paulo: Ática, 1988. 8. CARVALHO, M. C. M. Construindo o saber: técnicas de metodologia científica. 2 ed. Campinas: Papirua, 1989. 9. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: McGraw Hill do Brasil, 2002. 10. FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 1988. 11. GERRTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 12. GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. 13. HUHNE, L. M. Metodologia científica: caderno de texto e técnicas. 7 ed. Rio de Janeiro: agir, 2002. 14. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2005. 15. MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 16. KOCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997, 180 p. 17. RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 1990. 18. PAIVA, V. M. O. Manual de Pesquisa em Estudos Linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019. 19. SEVERINO, A. J. A Metodologia do Trabalho Científico. 21 ed., São Paulo: Cortez, 2000.
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