Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino e Currículo na Educação Básica ( PGEB1054 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Investigar o campo de estudos do currículo em sua interface com o ensino na educação básica, políticas e reformas curriculares.

Ementa
O campo de estudos do currículo; teorias curriculares e práticas de ensino: relações. Desenvolvimento curricular. Políticas curriculares. Currículo, reformas curriculares: repercussões no ensino.

Bibliografia
1. GOODSON, I. Currículo: teoria e história. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 2. PACHECO, J. A. Escritos curriculares. São Paulo, Cortez. 2005. 176 p. 3. SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica. 2009. 154 p.

Bibliografia Complementar
1. CARDOSO, M. H. F; VEIGA, I. P. A. Escola fundamental: currículo e ensino. Campinas: Papirus, 1991. 216p. (Coleção Magistério. Formação e trabalho pedagógico). 2. MOREIRA, A. F. Currículo: questões atuais. Campinas, Papirus, 2010. 143 p. 3. MOREIRA, A. F., A. F.; CANDAU, V. M. (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. 245 p. 4. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, ARTMED, 2000. 5. SAMPAIO, M. das M. F. Um gosto amargo de escola: relações entre currículo, ensino e fracasso escolar. 2. ed. São Paulo: Iglu, 2004. 255 p. 6. Artigos científicos em periódicos da área.
Carregando...