Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
História da Cultura ( PGEB1007 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
O objetivo da disciplina é conceituar os termos envolvidos na história da cultura e em estudos culturais, tais como cultura, cultura popular, erudita, escolar e de massas. forma dialética conhecer alguns autores que trabalham com o tema.

Ementa
O Conceito de cultura. Cultura popular, cultura erudita, cultura escolar e suas historicidades; culturas populares e contextos históricos; cultura e cultura de massas; transmissão cultural e a educação não formal.

Bibliografia
1. BURKE, P. O que é história cultural? 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2021. 2. MIRANDA, K. (org) Cultura de classe e resistências artísticas. São Paulo: Consequência, 2017 3. VEYNE, P. Os gregos acreditavam em seus mitos? Ensaio sobre a imaginação constituinte, v. 1, 2014. 4. WILLIAMS, R. Cultura e materialismo Tradução André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011. 5. ŽIŽEK, S. A visão em paralaxe. Boitempo editorial, 2015.

Bibliografia Complementar
1. ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972. 2. BENJAMIN, W. et al. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975. 3. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985. 4. BOSI, E. Cultura de massa e cultura popular: leituras de operárias. 3 ed., Petrópolis, Vozes, 1977. 5. BURKE, P. Cultura popular na idade moderna: Europa, 1500-1800. 2. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.    6. CANCLINI, N. G. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983. 7. CANCLINI, N. G. Culturas hibridas. México: Grijalbo, 1990. 8. CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. DARNTON, R. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução.   São Paulo: Cia. das Letras, 1990.    DARNTON, R. O grande massacre de gatos: e outros episódios da história cultural francesa.   2ª Ed.   Rio de Janeiro: Graal, 1986.    DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994. FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1986. GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano a as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. trad. Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Cia das Letras, 1987. GOODY, J.; WATT, I. Literacy in traditional socities. Cambridge: Cambridge University Press, 1968. MARCUSE, H. Cultura e sociedade. vol. 1 e 2. São Paulo: Paz e Terra, 1997. MORILA, A. P. A escola da rua: cantando a vida na cidade de São Paulo (1870--1910). 1999. Dissertação (Mestrado em educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. RIOUX, Jean-Pierre e SIRINELLI, Jean-François. Para uma história cultural. Lisboa: Editorial Estampa, 1998. SILVA, C. da C. e. Roteiro de vida e morte: um estudo do catolicismo no sertão da Bahia. São Paulo: Ática, 1982. (Ensaios, 81) STREET, B.V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Cia das Letras, 1998. WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.
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