Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ( PGEB1072 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
✔  Propiciar o estudo e debate da produção da pesquisa e das políticas educacionais de educação especial e inclusão escolar de estudantes Público alvo da educação especial e suas repercussões na garantia do direito ao acesso, qualidade e sucesso escolar. ✔  Compreender os discursos sobre a educação especial e educação inclusiva, destacando aspectos históricos, políticos, psicológicos, sócio-culturais e pedagógicos. Analisar as diretrizes políticas e pesquisas acerca da educação especial em uma perspectiva inclusiva e as contribuições/desafios para a formação de professores.

Ementa
Desenvolvimento de estudos dos atuais debates e da pesquisa sobre a Educação Especial e o movimento dos processos inclusivos e de escolarização dos sujeitos com deficiência; A política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; O financiamento da Educação Especial; A formação de professores para atuar com sujeitos público alvo da Educação Especial. Os discursos da inclusão, as pesquisas, as políticas educacionais e os contextos educativos: contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com deficiência

Bibliografia
1. JANNUZZI, G. M. A. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI – Campinas/SP: Autores Associados, 2004. (Coleção Educação Contemporânea). 2. BAPTISTA, C. R. (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006. 3. CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M. de; BAPTISTA, C. R. (Orgs.) Professores e Educação Especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação/CDV/FACITEC, 2011.

Bibliografia Complementar
1. ALMEIDA, M. A Formação do professor para a educação especial: história, legislação e competência. Cadernos de Educação Especial, n. 24, Santa Maria, p. 23-32, 2004. 2. CAPELLINI, V. L. M. F.; MENDES, E. G. O ensino Colaborativo favorecendo o desenvolvimento profissional para a inclusão escolar. Educere et Educere. v. 2 n. 4 jul./dez. 2007 p. 113- 128. Disponível em file:///C:/Users/Ernando/Downloads/1659- 5858-1PB%20(2).pdf 3. FERREIRA, M. C. C. A educação escolar de alunos com deficiência intelectual pode se viabilizar na perspectiva do letramento? In: JESUS, D, M. et al. (Org). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação/Prefeitura de Vitória/CDV/FACITEC, 2007. P.101-109. 4. FERRONI, M. C. C.; GASPARETTO, M. E. R. F. Escolares com Baixa Visão: percepção sobre as dificuldades visuais, opinião sobre as relações com comunidade escolar e o uso de recursos de tecnologia assistiva nas atividades cotidianas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 2, p. 301-318, Abr.-Jun., 2012. 5. GARCIA, R. M. C. Políticas para a Educação Especial e as Formas Organizativas do Trabalho Pedagógico. Revista Brasileira de Educação Especial., Marília, Set.-Dez. v. 12, n. 3, p.299-316, 2006. 6. GÓES, M. C. R. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação. In: Marta Kohl de Oliveira; Denise Trento R. Souza; Teresa Cristina Rego. (Org). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. 1ed.São Paulo: Moderna, 2002, v.1, p. 95-114. 7. LACERDA, C. B. F. De. Tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais: formação e atuação nos espaços educacionais. Cadernos de Educação. v. 36, p. 133-153, maio/agosto, 2010. 8. MANZINI, E. J.; Formação do professor para Trabalhar com Recursos de Tecnologia Assistiva: um estudo de caso em Mato Grosso. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v. 2, n. 5, p.98-113, maio/ago. 2012. 9. MENDES, E. G. A radicalização o debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação. v. 11, n. 33 set/dez. Anped, CNPq. Campinas: Autores Associados, 2006.
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