Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação Matemática e Tecnologias Digitais ( PGEB1061 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
História do desenvolvimento e uso das Tecnologias Digitais (TD) na Educação Matemática; Teorias e abordagens de uso das Tecnologias Digitais na Educação Matemática; Produção de conhecimento matemático com o uso das Tecnologias Digitais; Formação e prática docente em Matemática com Tecnologias Digitais e Internet e ambientes virtuais de aprendizagem na Educação Matemática.

Bibliografia
BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; ZULATTO, R. B. A. Educação a Distância online. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization Mathematical. New York, USA: Springer, 2005. BORBA, M. C; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. KAFAI, Y. B. Minds in play: computer game design as a context for children.s learning. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1995. LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1ª reimpressão, 1999. MAYER, R. E.. Multimedia Learning. Cambridge University Press, 2009. MAYER, R. E.. Multimedia learning. Psychology of learning and motivation, 41, 85-139, 2002. MAYER, R. E.. Multimedia learning: Are we asking the right questions?. Educational psychologist, 32(1), 1-19, 1997. MAYER, R. E.; MORENO, R.. Nine ways to reduce cognitive load in multimedia learning. Educational psychologist, 38(1), 43-52, 2003. NOSS, R.; HEALY, L.; HOYLES, C. The construction of mathematical meanings: connecting the visual with the symbolic. Educational Studies in Mathematics, v.33, n.2, jul. 1997. PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.

Bibliografia Complementar
Carregando...