Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Engenharia de Software II ( INF16160 )
Unidade:
Departamento de Informática
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender abordagens, padrões e métodos aplicáveis às fases de projeto e teste de software, observando aspectos relevantes a serem considerados nessas fases. Elaborar modelos de projeto de sistemas de software e realizar teste de software.

Ementa
Princípios de projeto de software. Requisitos não-funcionais e o projeto de sistemas. Arquitetura de software. Estilos e padrões arquitetônicos. Projeto da lógica de negócio. Noções de projeto da interação humano-computador. Noções de projeto de dados. Projeto detalhado de sistemas de software. Verificação, validação e testes. Estratégias e técnicas de teste de software.

Bibliografia
BLAHA, M.; RUMBAUGH, J., Modelagem e projeto baseados em objetos com UML 2, 2a. edição, Editora Elsevier, 2006. FOWLER, M., Padrões de arquitetura de aplicações corporativas, 1a. edição, Editora Artmed, 2006. DELAMARO, M.E.; MALDONADO, J.C.; JINO, M., Introdução ao teste de software, 2a. edição, Editora Elsevier, 2016.

Bibliografia Complementar
PRESSMAN, R.S., Engenharia de software, 7a. edição, Editora McGraw-Hill, 2011. PFLEEGER, S.L., Engenharia de software: teoria e prática, 2a. edição, Editora Prentice Hall, 2004. SOMMERVILLE, I., Engenharia de software, 8a. edição, Editora Pearson, 2007. SCHACH, S.R., Engenharia de software: os paradigmas clássico e orientado a objetos, 7a. edição, Editora McGraw-Hill, 2009. WAZLAWICK, R.S., Análise e design orientados a objetos para sistemas de informação, 3a. edição, Editora Elsevier, 2015.
Carregando...