Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Empreendedorismo ( INF16175 )
Unidade:
Departamento de Informática
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer as características empreendedoras e refletir sobre ações empreendedoras, entendendo o fenômeno do empreendedorismo no Brasil, identificando as características e definindo o papel do novo empreendedor, além de identificar tendências e oportunidades de negócios e o desenvolvimento e avaliação do plano de negócios de empresas, com vistas ao desenvolvimento sustentável.

Ementa
Características empreendedoras. Mudanças nas relações de trabalho. Proteção intelectual. Relação estado-empreendimento. Conceitos e definições sobre crises e oportunidades. Identificação das oportunidades de negócios. Modelo de negócios. Desenvolvimento do plano de negócios. Inovação. Inovação disruptiva. Startups. Incubadoras e aceleradoras de empresas. Empregado empreendedor. Empreendedorismo: individual, social e sustentável.

Bibliografia
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR,‎ Y., Business model generation: inovação em modelos de negócios, 1a. edição, Editora Alta Books, 2011. DORNELAS, J.C., Empreendedorismo: transformando idéias em negócios, 4a. edição, Editora Elsevier, 2012. CHRISTENSEN, C.M.; ANTHONY, S.D.; ROTH, E.A., O futuro da inovação: usando as teorias da inovação para prever mudanças no mercado, 1a. edição, Editora Elsevier, 2007.

Bibliografia Complementar
DOLABELA, F., O segredo de Luísa, 1a. edição, Editora Sextante, 2008. OLIVEIRA, C.A.A.; COZZI, A.O.; NOGUEIRA, V.; COSTA, V., O ecossistema empreendedor brasileiro de startups, 1a. edição, Editora Fundação Dom Cabral, 2013. SALIM, C.S.; HOCHMAN, N.; RAMAL, A.C.; RAMAL, S.A., Construindo planos de negócios, 3a. edição, Editora Elsevier, 2005. GIANTURCO, A., A ciência da política: uma introdução, 2a. edição, Editora Forense, 2018. SEBRAE, Como elaborar um plano de negócios, 1a. edição, Editora SEBRAE, 2010.
Carregando...