Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Boas práticas no cuidado neonatal ( ENF17007 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecimentos: - Desenvolve uma prática de enfermagem neonatal sustentada na ética profissional - Atua com Responsabilidade Social - Atua na prevenção de doenças e agravos, educação e promoção da saúde, recuperação, reabilitação e/ou paliação do neonato nos diferentes níveis de complexidade e atenção dos contextos nos quais trabalha - Desenvolve raciocínio e julgamento clínicos e pensamento crítico para planejar e implementar o cuidado de Enfermagem baseado em evidências cientícas e nas políticas públicas de saúde do neonato. - Promove o Processo de Enfermagem (PE) para o cuidado do neonato e sua família, - Segue as diretrizes e protocolos da Política Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). - Compreende a importância de liderar, influenciar e motivar pessoas e grupos de forma positiva no intuito de alcançar um objetivo em comum estimulando a iniciativa e responsabilização. - Gerencia os profissionais e o serviço de saúde adotando modelos de gestão que corroborem para o desenvolvimento da equipe, identificando suas competências e organizando o seu processo de trabalho com o intuito de garantir atendimento de qualidade ao usuário. - Realiza observação crítica e investigativa da realidade. - Promove comunicação clara e eficaz nos processos educativos e nos processos de trabalho. Habilidades - Demonstrar conhecimento das normas de conduta e das bases para a atuação legal e ética da enfermagem e do enfermeiro neonatologista. - Demonstrar capacidade de reflexão ética: escolhe, busca e problematiza entre as várias soluções possíveis, considerando os critérios de ciência, eficácia e segurança, mas também o equilíbrio entre custo e benefício, sobretudo as demandas de prioridade, equidade e moralidade - Reconhecer que os neonatos e as famílias podem ser prejudicados por sua condição de saúde ou social. - Reconhecer a vulnerabilidade do neonato e da família e mobiliza recursos de apoio, implementando ações de proteção e facilitação do acesso aos serviços sociais. - Reconhecer vulnerabilidades, riscos potenciais, necessidades e problemas de saúde individuais e coletivos considerando o processo saúde-doença em suas diversas dimensões (sociocultural, psicoemocional, biológica e ambiental). - Promover o cuidado integral ao neonato e sua família por meio de ações articuladas com os programas e políticas de promoção e proteção à saúde, como recomendado pelo Ministério da Saúde. - Empregar tecnologias leves, leves-dura e duras necessárias para execução das ações de prevenção de doenças e agravos, educação e promoção da saúde, recuperação, reabilitação e/ou paliação do neonato. - Promover e permite a participação e decisão da família no processo de educação e promoção da saúde, recuperação, reabilitação e/ou paliação do neonato a fim de alcançar o seu bem-estar. - Utilizar ferramentas do cuidado a exemplo do pensamento crítico, prática reflexiva, pesquisa, auditoria e avaliação. - Desenvolver a prática clínica, a tomada de decisão e a resolução de problemas baseados em evidências científicas e nas políticas públicas de saúde do neonato. - Empregar as etapas do Processo de Enfermagem, a partir de pressupostos teórico-metodológicos, a fim de promover o cuidado qualificado. - Demonstrar conhecimento sobre PNSP. - Desenvolver suas práticas de cuidado pautadas nas diretrizes e protocolos da PNSP para promover a segurança do paciente neonatal nos serviços de atenção à saúde. - Estimular a iniciativa, e a proatividade, bem como a autonomia, delegando as tarefas a serem realizadas e compartilhando as responsabilidades com a equipe. - Compreender sobre a promoção do senso de coletividade, pertencimento e de colaboração da equipe. - Fazer relatórios sobre indicadores de qualidade da assistência e a propor junto com a equipe estratégias de melhorias. - Participar na tomada de decisão em grupo. - Estimular o aprimoramento da equipe por meio da educação permanente. - Conhecer a legislação vigente sobre gerenciamento do cuidado neonatal. - Utilizar princípios científicos, éticos e legais na tomada de decisão nos serviços de saúde e enfermagem. - Verificar procedimentos e protocolos, condições de estrutura e uso de recursos materiais e de medicamentos para a assistência em enfermagem neonatal. - Conhecer e dimensionar a equipe de enfermagem para as atividades na unidade neonatal. - Reconhecer e problematizar as situações prioritárias da realidade profissional que demandam a produção de conhecimento científico. -Adotar postura investigativa para nortear a prática clínica - Discutir no âmbito coletivo os problemas e as potenciais soluções a serem investigadas e obtidas por meio da pesquisa. - Utilizar comunicação efetiva com os membros da equipe de saúde, possibilitando a transição de cuidados de forma adequada. - Realizar ações de educação permanente. - Utilizar linguagem adequada ao entendimento de acordo com o nível de compreensão, e proficiência dos pais e dos membros da família, possibilitando à família tomar decisões sobre a saúde de seus filhos.  Atitudes - Raciocínio clínico, crítico- reflexivo - Clareza, organização e segurança na apresentação de ideias - Pró-atividade - Responsabilidade - Compromisso -Assiduidade -Pontualidade -Organização -Conhecimento, coerência, coesão e concisão na discussão de casos clínicos. - Empatia - Liderança -Argumentação -Postura ética e profissional -Trabalho em grupo -Prática colaborativa -Poder de síntese - Empoderamento

Ementa
Apropriar-se dos cuidados de enfermagem indispensáveis para as melhores práticas na Unidade Neonatal (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional e Unidade de Cuidados Intermediários Canguru), considerando os aspectos fisiopatológicos e da qualidade da assistência prestada.

Bibliografia
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Bibliografia Complementar
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