Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Introdução à Educação Interprofissional ( CCS16409 )
Unidade:
Centro de Ciências da Saúde
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
1. Conhecer a Educação Interprofissional (EIP), a prática colaborativa e seus impactos na formação profissional em saúde no Brasil e no mundo;  2. Conhecer as competências interprofissionais e colaborativas: cuidado centrado no paciente/família/comunidade; trabalho em equipe; liderança colaborativa; comunicação interprofissional, resolução de conflitos e clareza de papéis.  3. Compreender como as competências colaborativas favorecem a atenção integral à saúde.  4. Relacionar a interprofissionalidade ao contexto do Sistema Único de Saúde, principalmente em relação ao princípio da integralidade e da qualidade da atenção.  5. Refletir sobre a importância da interprofissionalidade nos processos de trabalho e cuidado no SUS.  6. Desenvolver produtos técnico-científicos em grupos interprofissionais e colaborativos. 

Ementa
Introdução à Educação Interprofissional (EIP) e prática colaborativa. Histórico e desafios da EIP no Brasil e no mundo.  Desenvolvimento das competências interprofissionais e colaborativas. A interprofissionalidade e temas emergentes no contexto do SUS.

Bibliografia
- BARR, H; Low, H. Introdução à Educação Interprofissional. Reino Unido: Caipe, 2013.  - Interprofissionalidade e formação na saúde : onde estamos? [recurso eletrônico] / Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, organizadora. – 1.ed. – Porto Alegre: Rede UNIDA, 2017. p. : il. – (Série Vivência em Educação na Saúde) ISBN: 978-85-66659-93-1  - McGill University. Competências Colaborativas do Centro Canadense de Colaboração Interprofissional em Saúde (CIHC). 2010 Disponível em https://www.mcgill.ca/ipeoffice/ipe- curriculum/cihc-framework  - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. 2010. Disponível em http://www.paho.org/bra/images/stories/documentos/marco_para_acao.pdf.  - A Educação e o trabalho interprofissional alinhados ao compromisso histórico de fortalecimento e consolidação do sistema único de saúde. https://interface.org.br/publicacoes/a-educacao-e-o-trabalho-interprofissional-alinhados-aocompromisso-historico-de-fortalecimento-e-consolidacao-do-sistema-unico-de-saude-sus/

Bibliografia Complementar
- Agreli HF, Peduzzi M, Silva MC. Patient centred care in interprofessional collaborative practice. Interface (Botucatu). 2016; 20(59):905-16.  - Francisco, E.I., Nuin Beunza, JJ. Manual de Educação Interprofissional em Saúde. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.  - Matuda, C.G. Colaboração Interprofissional na Estratégia Saúde da Família: implicações para a produção do cuidado e a gestão do trabalho. Ciênc. Saúde Colet., Rio de Janeiro, v. 20, n.8, p.2511- 2521, 2015.  - Previatto GF, Baldissera VDA. A comunicação na perspectiva dialógica da prática interprofissional colaborativa em saúde na Atenção Primária à Saúde. Interface, Botucatu, v.22 (Supl. 2), p.1535-47, 2018.  - Belarmino AC, Rodrigues MEG, Anjos SJB, Ferreira Júnior AR. Práticas colaborativas em equipe de saúde diante da pandemia de COVID-19. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/reben/v73s2/pt_0034-7167-reben-73-s2-e20200470.pdf 
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