Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Bioética ( ENF16132 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Objetivos Conceituais: Argumentar sobre os conceitos de ética e moral; Conhecer a origem e evolução da bioética: conceito, história, limites e perspectivas; Ler sobre as contribuições de Fritz Jahr, Albert Schweitzer e Van Rensselaer Potter para a bioética; Compreender o Desastre de Lübeck, nazismo e o julgamento de Nuremberg, Código de Nuremberg, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Declaração de Helsinque; Compreender sobre a Ética em pesquisa com seres humanos e animais. Conhecer o Consentimento informado, a Bioética principalista e os conceitos de autonomia, beneficência, não maleficência e justiça; Refletir sobre questões sobre aborto, eutanásia, distanásia, reprodução assistida, biotecnociência, pena de morte, bioética e meio ambiente, etc. Objetivos Procedimentais: Aplicar os conceitos de ética e moral em situações do cotidiano; Falar sobre a importância da bioética no cuidado humano; Descrever a trajetória histórica da bioética e as contribuições de seus precursores; Descrever sobre os eventos históricos e as repercussões que impulsionaram medidas de controle no campo da bioética; Utilizar a legislação e as normas que regem a pesquisa com seres humanos e animais; Aplicar os conceitos da bioética principalista em situações do cotidiano; Identificar os 15 princípios bioéticos; Debater temas cotidianos e emergentes ligados à bioética. Objetivos Atitudinais: Assumir postura de respeito e empatia; Valorizar a dignidade da vida humana; Ser empático, autônomo e justo; Mostrar interesse em adquirir conhecimento; Contribuir para a liberdade de expressão. 

Ementa
Competências: Diferenciar os conceitos de ética e moral e suas implicações na saúde; Compreender a importância da evolução histórica do conhecimento em bioética; Conhecer os princípios regulatórios da pesquisa com seres humanos e animais; Analisar os diferentes paradigmas da bioética, destacando os limites da bioética principalista e os desafios da bioética de intervenção; Analisar os dilemas relacionados à Bioética. Conhecimentos: Conceitos de ética e moral; Origem e evolução da bioética: conceito, história, limites e perspectivas; As contribuições de Fritz Jahr, Albert Schweitzer e Van Rensselaer Potter para a bioética; Desastre de Lübeck, nazismo e o julgamento de Nuremberg; Código de Nuremberg; Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração de Helsinque; Ética em pesquisa com seres humanos e animais. Consentimento informado; Bioética principalista e os conceitos de autonomia, beneficência, não maleficência e justiça; Questões sobre aborto, eutanásia, distanásia, reprodução assistida, biotecnociência, pena de morte, bioética e meio ambiente, etc. Habilidades: Aplica os conceitos de ética e moral em situações do cotidiano; Compreende a importância da bioética no cuidado humano; Conhece a trajetória histórica da bioética e as contribuições de seus precursores; Analisa eventos históricos e as repercussões que impulsionaram medidas de controle no campo da bioética; Conhece a legislação e as normas que regem a pesquisa com seres humanos e animais; Aplica os conceitos da bioética principalista em situações do cotidiano; Identifica os limites da bioética principalista; Compreende os limites da bioética principalista e os desafios da bioética de intervenção; Identifica os 15 princípios bioéticos; Debate temas cotidianos e emergentes ligados à bioética. Atitudes: Respeito; Dignidade da vida humana; Empatia; Busca pelo conhecimento; Justiça; Liberdade; Autonomia.

Bibliografia
REGO, Sérgio; PALÁCIOS, Marisa; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. Bioética para profissionais da saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2009. 159 p GARRAFA, Volnei; KOTTOW, Miguel; SAADA, Alya. (Org.) UNESCO. Bases conceituais da bioética: enfoque latino-americano. São Paulo: Gaia, 2006. 284 p. ISBN 9788575550779 (broch.) BERLINGUER, Giovanni. Bioética cotidiana. Brasília: Ed. da UnB, 2004. 280 p. 

Bibliografia Complementar
BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de; PESSINI, Leocir (Org.). Bioética: alguns desafios. São Paulo: Loyola: Centro Universitário São Camilo, c2001. 347 p. FORTES, Paulo Antônio de Carvalho.; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone. Bioética e saúde pública. São Paulo: Centro Universitário São Camilo: Loyola, 2003. 167 p. PESSINI, Leo. As origens da bioética: do credo bioético de Potter ao imperativo bioético de Fritz Jahr. Rev bioét. v. 21, n.1, p. 9-19, 2013. HOSSNE, William Saad; SEGRE, Marco. Dos referenciais da Bioética – a Alteridade. Revista Bioetikos - Centro Universitário São Camilo – v. 5, n.1, p. 35-40, 2011. GARRAFA, Volnei. Da bioética de princípios a uma bioética interventiva Volnei Garrafa. Bioética. V. 13, n.1, p.125-134, 2005.
Carregando...