Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Habilidades do Pensamento Complexo ( PAT16131 )
Unidade:
Departamento de Patologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
Objetivos Conceituais: Compreender  as diferenças entre analogia e descrição, os tipos de diagnóstico em saúde: delimitação e escala e as características gerais de sistemas complexos; Conhecer os sistemas dinâmicos, determinismo, caos; Conhecer os sistemas de Modelagens: computacionais e equacionais; Identificar as diferenças entre dificuldade e complexidade; Compreender  as Interações, sincronias, redes, a arquitetura fractal, fenômenos de escala, pensamentos divergentes e criatividade; Definir os conceitos de inter, trans, multidisciplinaridade; Conhecer as Pesquisas de implementação e operacional. Objetivos Procedimentais: Descrever sobre Percepção, descrição e identificação; Apresentar as características de sistemas e problemas complexos; Discutir sobre os fenômenos antagônicos-complementares, caos-ordem, a Simplificação e simulação (modelagem) para estudo e compreensão de fenômenos complexos; Descrever sobre os diferentes saberes e especialidades e as lacunas para promover aplicação de instrumentos de controle de agravos. Objetivos Atitudinais: Valorizar o pensamento crítico-reflexivo, científico e divergente. Assumir postura ética e professional. Colaborar com a prática colaborativa e interdisciplinar.

Ementa
Competência: Estudo, análise, reflexão e treinamentos para o desenvolvimento de habilidades gerais para lidar com problemas complexos. Experimentação das limitações e potencialidades do método reducionista. Exploração das características do pensamento complexo mediante estudos de casos e de problemas. Conhecimentos: Percepção, descrição, identificação; Diferenças entre analogia e descrição; Tipos de diagnóstico em saúde: delimitação e escala; Características gerais de sistemas complexos; Sistemas dinâmicos, determinismo, caos; Modelagens: computacionais e equacionais; Diferenças entre dificuldade e complexidade; Interações, sincronias, redes; Arquitetura fractal, fenômenos de escala; Pensamento divergente e criatividade; Conceitos de inter, trans, multidisciplinaridade; Pesquisas de implementação e operacional. Habilidades: Percepção, descrição e identificação; Conviver com a incerteza; Identificar características de sistemas e problemas complexos; Identificar e lidar com fenômenos antagônicos-complementares, caos-ordem; Simplificação e simulação (modelagem) para estudo e compreensão de fenômenos complexos; Desenvolver o pensamento divergente; Conviver com diferentes saberes e especialidades; Identificar as lacunas para promover aplicação de instrumentos de controle de agravos Atitudes: Pensamento científico; Pensamento crítico; Pensamento divergente; Desenvolvimento ético; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Prática colaborativa e interdisciplinary; Ética e postura professional.

Bibliografia
Stroh, David Peter. Systems Thinking for Social Change. Chelsea Green Publishing, White River Junction, USA, 2015. Mitchell, Melanie. Complexity: a guided tour. Oxford University Press, 2009. Morin, E. O Método.  A Vida da Vida.  Sulina, Porto Alegre, 2005. 527p.

Bibliografia Complementar
Lewin, Roger. Complexidade – a vida no limite do caos. Rocco, Rio de Janeiro, 1994. Frodeman, Robert. The Oxford Handbook of Interdisciplinarity. Oxford University Press, Oxford, 2010. Sêga, CP. Sociedade e interação. Editora UnB, Brasilia, 2011. Prigogine I. O fim das certezas. Tempo, caos e as leis da natureza.  Editora UNESP, São Paulo, 1996. 199p. Sheldrake R, McKenna T, Abraham R. Chaos, creativity and cosmic consciousness. Park Street Press, Rochester, 2001. 184p.
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