Competência 1: Relembrar políticas públicas de saúde no Brasil/SUS; Organização da APS; Empregar ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, agravos no enfrentamento das necessidades de saúde dos indivíduos, famílias, comunidade.
Conhecimentos: Políticas de Saúde Brasil; SUS; Introdução modelos de atenção à saúde; APS focada na ESF; PNAB; PNPES.
Habilidades: Recordar história, evolução das Políticas Públicas de Saúde, Brasil; Serviços da APS; Ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, agravos no enfrentamento das necessidades humanas dos indivíduos, famílias, comunidades.
Atitudes: Clareza, segurança na apresentação de ideias; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Poder de síntese.
Competência 2: Demonstrar Vigilância em Saúde contexto individual, familiar, laboral, comunitário, ambiental, doenças infectocontagiosas, técnicas de imunização/vacinação, aplicação de imunobiológicos.
Conhecimentos: PNVS; PNPS; Vigilância Sanitária; Vigilância Ambiental; Vigilância Epidemiológica; Vigilância em Saúde do Trabalhador; Imunização, Rede de Frios.
Habilidades: Vigilância em Saúde contexto individual, familiar, comunitário, Promoção da Saúde; Atuação da Vigilância Sanitária; Resíduos dos Serviços de Saúde; Atuação da VA; Relação entre VA/VE na APS; Trabalho dos ACE; Atuação da VE; SINAN; PE nas doenças transmissíveis, com importância epidemiológica; Princípios norteadores da VST; VST no contexto individual, familiar, comunitário; Notificação dos agravos, eventos relacionados ao trabalho; Epidemiologia, morbimortalidade pelo trabalho; Rede de frios; Organização de sala de vacina nível local; Vacinas administradas na APS.
Atitudes: Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Cuidado seguro; Comunicação; Vínculo efetivo com profissionais, Instituição de saúde, cliente; Responsabilidade; Trabalho em equipe; Respeito; Ética, postura profissional; Autonomia.
Competência 3 : Compreender processo saúde-doença-cuidado de indivíduos, famílias, comunidade à luz dos DSS: Promover ações de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação de agravos.
Conhecimentos: Processo saúde-doença-cuidado; DSS; Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças/Agravos; Agenda Global 2030: ODS; Território, Territorialização em Saúde, Técnica de Estimativa Rápida; Gestão do risco, necessidades de saúde; Vulnerabilidade individual, social, programática; Sentidos da Integralidade do Cuidado; Visita Domiciliar.
Habilidades: Características do território, processo de territorialização; Processo de territorialização em saúde na APS, Técnica de Estimativa Rápida; Gestão de risco; Ações de promoção, prevenção, autocuidado direcionados aos DSS considerando diferentes indivíduos, famílias, grupos da comunidade adscrita no território; Visitas Domiciliares de Enfermagem e interdisciplinares pautadas na Integralidade do Cuidado.
Atitudes: Responsabilidade; Ética, postura profissional; Empatia; Pró-atividade; Autonomia; Flexibilidade; Trabalho em equipe; Vínculo efetivo com cliente, profissionais, Instituição de saúde; Fazer, receber críticas; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Poder de síntese.
Competência 4: Relembrar perfil epidemiológico das doenças crônicas não transmissíveis; Compreender as políticas de saúde direcionadas às DCNT; Elaborar plano de cuidados para saúde de indivíduos, grupos de clientes portadores de DCNT com ações educativas integradas, colaborativas de diferentes saberes, práticas de profissionais da APS.
Conhecimentos: Epidemiologia das DCNT; Ações estratégicas para enfrentamento das DCNT; RAS das Pessoas com Doenças Crônicas no SUS; Modelo de Atenção às Condições Crônicas; HAS; DM.
Habilidades: Traçar, praticar ações para grupos específicos, enfocando estratégias de promoção, prevenção, tratamento considerando os DSS e diferentes indivíduos, famílias, grupos da comunidade.
Atitudes: Responsabilidade; Ética, postura profissional; Empatia; Pró-atividade; Autonomia, Flexibilidade; Trabalho em equipe; Vínculo com cliente, profissionais, Instituição de saúde; Fazer, receber críticas; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Poder de síntese.
Competência 5: Descrever legislações, marcos legais sobre segurança, saúde no trabalho, observando biossegurança, estresse, humanização no trabalho nas PICS.
Conhecimentos: Legislação em Segurança e Saúde do Trabalhador; Processo saúde-doença-cuidado no trabalho; Riscos Ocupacionais; Biossegurança; Estresse e enfrentamento.
Habilidades: Legislações em Segurança e Saúde do Trabalhador; Normas Reguladoras do MTE; Políticas de Saúde Pública para Saúde do Trabalhador; Importância da organização, funcionamento das Comissões de Segurança do Trabalho; Higiene, segurança no trabalho; Relação saúde/trabalho; Doenças ocupacionais, doenças relacionadas ao trabalho; Riscos Ocupacionais; Mapa de risco; Biossegurança; Precauções Básicas/Precauções Padrão; Normas de Precauções Universais; Uso de EPI; Materiais Perfurocortantes; Estresse.
Atitudes: Cuidado seguro; Comprometimento com local de atuação; Comunicação efetiva com equipe; Vínculo efetivo com profissionais, Instituição de saúde.
Competência 6: Aplicar PE considerando DSS, subsidiando processo saúde-doença-cuidado através dos instrumentos básicos do cuidar; conhecer movimento da Enfermagem de Prática Avançada na APS nas Américas; Planejar, desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina.
Conhecimentos: PE; Registros de Enfermagem; PE considerando DSS subsidiando processo saúde-doença-cuidado; CIPE; PNH; Enfermagem de Prática Avançada na APS nas Américas.
Habilidades: Aplicar PE; Registro de Enfermagem; PE ancorado nos DSS; CIPE; PNH; Enfermagem de Prática Avançada na APS, identificar papéis ampliados dos enfermeiros nesse nível de atenção.
Atitudes: Corresponsabilização no cuidado; Ética, postura profissional; Empatia; Comprometimento; Flexibilidade; Vínculo com cliente, profissionais, Instituição de saúde; Respeito; Comunicação verbal, não-verbal; Empoderamento.
Competência 7: Descrever conceitos de qualidade do cuidado, segurança do paciente, entendendo interação entre ambiente, profissional da saúde, paciente através de cuidados seguros, com foco na prevenção.
Conhecimentos: Qualidade do cuidado, segurança do paciente; Legislação sobre segurança do paciente; Modelos teóricos para segurança do paciente; Gestão de riscos do cuidado.
Habilidades: Qualidade do cuidado, segurança do paciente; Evolução histórica da qualidade, segurança, com foco na participação da Enfermagem; Aspectos legais relacionados à assistência de Enfermagem, focado na segurança do paciente; Teoria dos sistemas, efeito da complexidade nos cuidados ao paciente; Fatores que interferem na qualidade do cuidado.
Atitudes: Cuidado seguro; Respeito ao cliente; Responsabilidade no cuidado; Protagonismo do cliente em seu cuidado; Comunicação efetiva com cliente, equipe; Vínculo efetivo com cliente, profissionais, Instituição de saúde.