Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Atenção Primária à Saúde ( ENF16122 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
180
Número de Créditos:
7

Objetivos
Objetivos conceituais: Conhecer evolução histórica das políticas públicas de saúde no Brasil, organização dos serviços; Empregar ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, agravos para enfrentamento das necessidades de saúde dos indivíduos, famílias, comunidade; Compreender Vigilância em Saúde; Compreender processo saúde-doença-cuidado de indivíduos, famílias, comunidade à luz dos DSS; Adquirir conhecimento técnico-científico para ações de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação de agravos; Comparar perfil epidemiológico das DCNT; Participar da elaboração de plano de cuidados para saúde de indivíduos, grupos de clientes portadores de DCNT; Conhecer legislações, marcos legais sobre segurança, saúde no trabalho; Refletir sobre estresse, humanização no trabalho nas PICS; Adquirir conhecimentos para aplicar PE; Conhecer movimento da Enfermagem de Prática Avançada na APS nas Américas; Descrever conceitos de qualidade do cuidado, segurança do paciente. Objetivos Procedimentais: Recordar história, evolução das Políticas Públicas de Saúde no Brasil; Definir serviços da APS; Aplicar ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e agravos no enfrentamento das necessidades humanas dos indivíduos, famílias, comunidades. Esclarecer Vigilância em Saúde contexto individual, familiar, comunitário, sua interface com Promoção da Saúde; Discutir áreas de atuação da Vigilância Sanitária; Interpretar, planejar ações seguras para locais de atuação, processos de trabalho; Identificar, classificar Resíduos dos Serviços de Saúde; Discutir áreas de atuação da VA; Registrar relação entre VA/VE na APS; Apontar trabalho dos Agentes de Controle de Endemias; Discutir áreas de atuação da VE; Discutir SINAN; Praticar PE nas doenças transmissíveis, com importância epidemiológica; Discutir princípios norteadores da VST; Compreender a VST no contexto individual, familiar, comunitário; Esclarecer importância da notificação dos agravos, eventos relacionados ao trabalho; Discutir epidemiologia, morbimortalidade pelo trabalho; Discutir rede de frios; Registrar organização de sala de vacina nível local; Apontar vacinas administradas na APS. Analisar características do território, processo de territorialização; Analisar hábitos de vida da população adscrita no território à luz dos DSS; Demonstrar processo de territorialização em saúde na APS, Técnica de Estimativa Rápida; Esclarecer conceito de gestão de risco usando identificação de controle dos fatores determinantes de risco e vulnerabilidades do território da US; Empregar ações de promoção, prevenção, autocuidado direcionados aos DSS, considerando diferentes indivíduos, famílias, grupos da comunidade adscrita no território; Praticar Visitas Domiciliares de Enfermagem e interdisciplinares pautadas na Integralidade do Cuidado. Traçar, praticar ações para grupos específicos, enfocando estratégias de promoção, prevenção, tratamento, considerando os DSS e diferentes indivíduos, famílias, grupos da comunidade. Apontar legislações em Segurança e Saúde do Trabalhador; Arrolar Normas Reguladoras do MTE; Conhecer as Políticas de Saúde Pública para Saúde do Trabalhador; Relatar, esclarecer importância da organização, funcionamento das Comissões de Segurança do Trabalho; Analisar questões de higiene, segurança no trabalho; Apontar relação saúde/trabalho; Enunciar doenças ocupacionais e doenças relacionadas ao trabalho; Identificar Riscos Ocupacionais; Descrever elaboração do mapa de risco; Identificar o conceito de Biossegurança, sua abrangência; Identificar condutas, cuidados que envolvem Precauções Básicas/Precauções Padrão; Discutir Normas de Precauções Universais; Reafirmar importância do uso de EPI; Reafirmar cuidados ao manipular/descartar Materiais Perfurocortantes; Reafirmar importância do estresse, seu enfrentamento. Aplicar PE; Praticar Registro de Enfermagem; Praticar PE ancorado nos DSS subsidiando o processo saúde-doença-cuidado; Examinar e aplicar Consultas de Enfermagem utilizando CIPE® como balizadora do PE na APS; Definir PNH; Conhecer conceito, movimento global da Enfermagem de Prática Avançada na APS, identificar papéis ampliados dos enfermeiros nesse nível de atenção. Apontar conceitos de qualidade do cuidado, segurança do paciente; Relatar evolução histórica da qualidade, segurança, com foco na participação da Enfermagem; Registrar aspectos legais relacionados à assistência de Enfermagem, focado na segurança do paciente; Definir teoria dos sistemas, efeito da complexidade nos cuidados ao paciente; Identificar fatores que interfiram na qualidade do cuidado. Objetivos Atitudinais: Falar com clareza, segurança na apresentação de ideias; Habituar-se ao raciocínio clínico, crítico-reflexivo, comunicação verbal, não verbal; Usar poder de síntese; Colaborar para cuidado seguro; Demonstrar comprometimento com local de atuação; Comunicar-se efetivamente com equipe; Valorizar vínculo efetivo com profissionais, Instituição de saúde; Cumprir com responsabilidade, co-responsabilidade cuidado ao cliente; Assumir atitudes no trabalho em equipe; Valorizar vínculo com cliente, profissionais, Instituição de saúde; Valorizar respeito; Socializar-se com ética, postura profissional; Mostrar autonomia; Pontualidade, assiduidade, pró-atividade, empatia; Fazer, receber críticas; Poder de síntese.

Ementa
Competência 1: Relembrar políticas públicas de saúde no Brasil/SUS; Organização da APS; Empregar ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, agravos no enfrentamento das necessidades de saúde dos indivíduos, famílias, comunidade.  Conhecimentos: Políticas de Saúde Brasil; SUS; Introdução modelos de atenção à saúde; APS focada na ESF; PNAB; PNPES. Habilidades: Recordar história, evolução das Políticas Públicas de Saúde, Brasil; Serviços da APS; Ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, agravos no enfrentamento das necessidades humanas dos indivíduos, famílias, comunidades. Atitudes: Clareza, segurança na apresentação de ideias; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Poder de síntese. Competência 2: Demonstrar Vigilância em Saúde contexto individual, familiar, laboral, comunitário, ambiental, doenças infectocontagiosas, técnicas de imunização/vacinação, aplicação de imunobiológicos. Conhecimentos: PNVS; PNPS; Vigilância Sanitária; Vigilância Ambiental; Vigilância Epidemiológica; Vigilância em Saúde do Trabalhador; Imunização, Rede de Frios. Habilidades: Vigilância em Saúde contexto individual, familiar, comunitário, Promoção da Saúde; Atuação da Vigilância Sanitária; Resíduos dos Serviços de Saúde; Atuação da VA; Relação entre VA/VE na APS; Trabalho dos ACE; Atuação da VE; SINAN; PE nas doenças transmissíveis, com importância epidemiológica; Princípios norteadores da VST; VST no contexto individual, familiar, comunitário; Notificação dos agravos, eventos relacionados ao trabalho; Epidemiologia, morbimortalidade pelo trabalho; Rede de frios; Organização de sala de vacina nível local; Vacinas administradas na APS. Atitudes: Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Cuidado seguro; Comunicação; Vínculo efetivo com profissionais, Instituição de saúde, cliente; Responsabilidade; Trabalho em equipe; Respeito; Ética, postura profissional; Autonomia. Competência 3 : Compreender processo saúde-doença-cuidado de indivíduos, famílias, comunidade à luz dos DSS: Promover ações de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação de agravos. Conhecimentos: Processo saúde-doença-cuidado; DSS; Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças/Agravos; Agenda Global 2030: ODS; Território, Territorialização em Saúde, Técnica de Estimativa Rápida; Gestão do risco, necessidades de saúde; Vulnerabilidade individual, social, programática; Sentidos da Integralidade do Cuidado; Visita Domiciliar. Habilidades: Características do território, processo de territorialização; Processo de territorialização em saúde na APS, Técnica de Estimativa Rápida; Gestão de risco; Ações de promoção, prevenção, autocuidado direcionados aos DSS considerando diferentes indivíduos, famílias, grupos da comunidade adscrita no território; Visitas Domiciliares de Enfermagem e interdisciplinares pautadas na Integralidade do Cuidado. Atitudes: Responsabilidade; Ética, postura profissional; Empatia; Pró-atividade; Autonomia; Flexibilidade; Trabalho em equipe; Vínculo efetivo com cliente, profissionais, Instituição de saúde; Fazer, receber críticas; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Poder de síntese. Competência 4: Relembrar perfil epidemiológico das doenças crônicas não transmissíveis; Compreender as políticas de saúde direcionadas às DCNT; Elaborar plano de cuidados para saúde de indivíduos, grupos de clientes portadores de DCNT com ações educativas integradas, colaborativas de diferentes saberes, práticas de profissionais da APS. Conhecimentos: Epidemiologia das DCNT; Ações estratégicas para enfrentamento das DCNT; RAS das Pessoas com Doenças Crônicas no SUS; Modelo de Atenção às Condições Crônicas; HAS; DM. Habilidades: Traçar, praticar ações para grupos específicos, enfocando estratégias de promoção, prevenção, tratamento considerando os DSS e diferentes indivíduos, famílias, grupos da comunidade. Atitudes: Responsabilidade; Ética, postura profissional; Empatia; Pró-atividade; Autonomia, Flexibilidade; Trabalho em equipe; Vínculo com cliente, profissionais, Instituição de saúde; Fazer, receber críticas; Raciocínio clínico, crítico-reflexivo; Poder de síntese. Competência 5: Descrever legislações, marcos legais sobre segurança, saúde no trabalho, observando biossegurança, estresse, humanização no trabalho nas PICS. Conhecimentos: Legislação em Segurança e Saúde do Trabalhador; Processo saúde-doença-cuidado no trabalho; Riscos Ocupacionais; Biossegurança; Estresse e enfrentamento. Habilidades: Legislações em Segurança e Saúde do Trabalhador; Normas Reguladoras do MTE; Políticas de Saúde Pública para Saúde do Trabalhador; Importância da organização, funcionamento das Comissões de Segurança do Trabalho; Higiene, segurança no trabalho; Relação saúde/trabalho; Doenças ocupacionais, doenças relacionadas ao trabalho; Riscos Ocupacionais; Mapa de risco; Biossegurança; Precauções Básicas/Precauções Padrão; Normas de Precauções Universais; Uso de EPI; Materiais Perfurocortantes; Estresse. Atitudes: Cuidado seguro; Comprometimento com local de atuação; Comunicação efetiva com equipe; Vínculo efetivo com profissionais, Instituição de saúde. Competência 6: Aplicar PE considerando DSS, subsidiando  processo saúde-doença-cuidado através dos instrumentos básicos do cuidar; conhecer movimento da Enfermagem de Prática Avançada na APS nas Américas; Planejar, desenvolver atividades extensionistas integradas ao conteúdo da disciplina. Conhecimentos: PE; Registros de Enfermagem; PE considerando DSS subsidiando processo saúde-doença-cuidado; CIPE; PNH; Enfermagem de Prática Avançada na APS nas Américas. Habilidades: Aplicar PE; Registro de Enfermagem; PE ancorado nos DSS; CIPE; PNH; Enfermagem de Prática Avançada na APS, identificar papéis ampliados dos enfermeiros nesse nível de atenção. Atitudes: Corresponsabilização no cuidado; Ética, postura profissional; Empatia; Comprometimento; Flexibilidade; Vínculo com cliente, profissionais, Instituição de saúde; Respeito; Comunicação verbal, não-verbal; Empoderamento. Competência 7: Descrever conceitos de qualidade do cuidado, segurança do paciente, entendendo interação entre ambiente, profissional da saúde, paciente através de cuidados seguros, com foco na prevenção. Conhecimentos: Qualidade do cuidado, segurança do paciente; Legislação sobre segurança do paciente; Modelos teóricos para segurança do paciente; Gestão de riscos do cuidado. Habilidades: Qualidade do cuidado, segurança do paciente; Evolução histórica da qualidade, segurança, com foco na participação da Enfermagem; Aspectos legais relacionados à assistência de Enfermagem, focado na segurança do paciente; Teoria dos sistemas, efeito da complexidade nos cuidados ao paciente; Fatores que interferem na qualidade do cuidado. Atitudes: Cuidado seguro; Respeito ao cliente; Responsabilidade no cuidado; Protagonismo do cliente em seu cuidado; Comunicação efetiva com cliente, equipe; Vínculo efetivo com cliente, profissionais, Instituição de saúde.

Bibliografia
CAMPOS, G. W. et al. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec. Rio de Janeiro: FioCruz, 2012. PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. Saúde Coletiva: teoria e prática. 1 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014. POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Pacientes pela segurança do paciente em serviços de saúde: Como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente? Orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: ANVISA, 2017. CZERESNIA, D; FREITAS, C. M (Orgs). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2 ed.rev e ampl. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009. MENDES, E. V. A construção social da atenção primária à saúde. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2015. STARFIELD, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/Ministério da Saúde; 2002. GIOVANELLA, L.; MENDONÇA, M. H. M. Atenção Primária à Saúde. In: GIOVANELLA, L. et al. (Org.). Políticas e sistema de saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012. p. 493-545.
Carregando...