Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais em Enfermagem ( ENF16143 )
Unidade:
Departamento de Enfermagem
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Objetivos Conceituais: Analisar assuntos atuais, controversos, desafiantes e/ou inovadores de interesse para o ensino, a assistência e a pesquisa em enfermagem e saúde. Objetivos Procedimentais: Discutir assuntos atuais de enfermagem e saúde com uma visão crítica e reflexiva para a prática profissional; Formular trabalhos acadêmicos que contribuam para o desenvolvimento da ciência e tecnologia em enfermagem e saúde. Objetivos Atitudinais: Habituar-se ao pensamento crítico, pensamento reflexivo e poder de síntese; Assumir atitudes com sensibilidade, iniciativa, responsabilidade, ética, respeito, criatividade e comprometimento. 

Ementa
Competência: Analisar assuntos atuais, controversos, desafiantes e/ou inovadores de interesse para o ensino, a assistência e a pesquisa em enfermagem e saúde. Conhecimentos: Cuidados de Enfermagem na Atenção à Saúde Humana; Gestão/ Gerência do Cuidado de Enfermagem e dos Serviços de Enfermagem e Saúde; Educação em Saúde; Desenvolvimento Profissional em Enfermagem; Investigação/ Pesquisa em Enfermagem e Saúde; Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem Habilidades: Discutir assuntos atuais de enfermagem e saúde com uma visão crítica e reflexiva para a prática profissional; Formular trabalhos acadêmicos que contribuam para o desenvolvimento da ciência e tecnologia em enfermagem e saúde. Atitudes: Sensibilidade; Iniciativa; Responsabilidade; Ética; Respeito; Criatividade; Senso crítico e reflexivo; Comprometimento.

Bibliografia
BORDENAVE, J. D. Estratégias de ensino-aprendizagem. 32 ed. Petrópolis: Vozes, 2012. POTTER, P. A.; PERRY, A.G. Fundamentos de enfermagem. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2010. SMELTZER, S. C.; BARE. B.G.; HINKLE, J.L.; CHEEVER, K.H. Brunner & Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica.  12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2011; STEFANELLI, M. C.; FUKUDA, I. M. K; ARANTES, E.C. Enfermagem psiquiátrica em suas dimensões assistenciais. São Paulo: Manole, 2008. CAMPOS, G. W. et al. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec. Rio de Janeiro: FioCruz, 2012. FREITAS, Elizabete Viana de; PY, Ligia (Ed.). Tratado de geriatria e gerontologia. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2011. xliii, 1741 p BARROS, S. M.; MARIM, H, F.; ABRAAO, A. C. Enfermagem no ciclo gravídico-puerperal. São Paulo: Manole, 2006. 6 ex HOCKENBERRY, M. J.; WILSON, D. Wong. Fundamentos de enfermagem pediátrica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.  15 ex. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração.  7. ed. São Paulo: Campus, 2008.

Bibliografia Complementar
CECCIM, R.B. Educação permanente: desafio ambicioso e necessário no Brasil. Interface – Comunic., Saúde, Educação: v.9, n.6, p.161-178, set. 2004/fev. 2005. Disponível em: http://interface.org.br/edicoes/v-9-n-16-set-2004fev-2005/ Acesso em 16 fev. 2018. NETTINA, Sandra M. Prática de enfermagem. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. VIDEBECK, S. L. Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. 5 ed. Porto  Alegre: Artmed, 2012. MENDES, E. V. A construção social da atenção primária à saúde. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2015. JACOB FILHO, Wilson; KIKUCHI, Elina Lika. Geriatria e gerontologia básicas. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2012 ( Recursos eletrônicos ) KURCGANT, Paulina. et al. et al. Gerenciamento de enfermagem. São Paulo: Guanabara Koogan, 2005.
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